Além dos jogos da Copa do Mundo, o mês de junho em Manaus contará com uma agenda cultural diversificada para o período do campeonato. A programação será realizada com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e inclui espetáculos nas áreas de dança, teatro e música. No total, serão 65 apresentações, entre os meses de junho e julho, que ocuparão principalmente o Les Artistes Café Teatro, além de outros espaços como o Parque Cidade da Criança e o Parque dos Bilhares.

A maratona cultural começa no domingo, 1º, com o espetáculo de dança contemporânea ‘Viva La Zona’, uma criação do núcleo de dança da Artrupe Produções. A apresentação acontece no Les Artistes, a partir das 19h, com entrada gratuita. ‘Viva La Zona’ aborda aspectos da realidade amazonense, a fim de quebrar estereótipos relacionados ao povo e à região.

A concepção do trabalho partiu de uma indagação sobre as consequências da modernidade na construção da identidade do homem amazônico e, para tanto, faz uso de uma montagem que reúne elementos como figurinos coloridos e sons tribais em meio a batidas eletrônicas.

O trabalho possui uma clara inspiração no movimento hip-hop e foi coreografado pela bailarina e preparadora corporal Hamyle Nobre, graduada em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrante da Artrupe Produções. O corpo coreográfico é formado por seis bailarinas: Jéssica Amorim, Renata Medeiros, Amanda Magaiver, Tamiris Lima, Nayana Lima e Tereza Cristina.

Há outro espetáculo na segunda-feira, 02, no Les Artistes Café Teatro. Trata-se de ‘A Casa das Meninas Mortas’, vencedor dos prêmios de Melhor Texto, Direção, Figurino, Sonoplastia, Atriz e Espetáculo no 2º Festival de Teatro da Periferia, realizado em 2007.

Na programação cultural do período (entre junho e julho) também estão incluídos trabalhos contemplados pelo edital de Cultura da Manauscult de 2013, como ‘Rito de Passagem’, ‘Rastros Híbridos’ e ‘Aëëë’. Todas as atrações terão entrada franca.


Equipe Viva Manaus

Comentários