Fotos: Tácio de Melo / Semcom MANAUS.AM - 03-06-14 - INAUGURAÇÃO DO VÔO DA TAP. FOTO. TACIO MELO. SEMCOM. 20123

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recepcionou, nesta terça-feira, 3, o voo inaugural da TAP Lisboa-Manaus-Belém, com uma  verdadeira festa cultural organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), no saguão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.  Duzentos passageiros embarcaram no voo 0035.

A operação terá três frequências semanais, às terças-feiras, sextas-feiras e domingos, permitindo que a Transportes Aéreos Portugueses (TAP) entre na Região Norte, onde ainda não estava presente e possui grande potencial turístico. O prefeito, que morou e atuou como diplomata em Portugal, foi um dos principais articuladores para a criação da nova linha direta com a Europa.

“Manaus é uma das três cidades brasileiras, depois do Rio de Janeiro e São Paulo, com efetiva vocação mundial. O mundo tem curiosidade em conhecer o Amazonas e a TAP quebra esse isolamento com o mundo. Tenho certeza que outros voos internacionais diretos também virão e estamos preparados para receber os visitantes estrangeiros, com toda nossa biodiversidade, com o calor do nosso povo e com ações que primam pelo desenvolvimento da cidade”, destacou Arthur Virgílio Neto.

Segundo o diretor-executivo da TAP, Fernando Pinto, com a nova rota a companhia passa a voar a partir de 12 cidades do Brasil, consolidando-se como a empresa aérea que mais leva os brasileiros para a Europa.

“Os investimentos estão acima dos 150 milhões de dólares e temos a certeza do retorno imediato, uma vez que já contamos com mais de 30 mil reservas para o voo Lisboa-Manaus-Belém. Esse é um grande salto para a cidade, pois em todos os lugares nos quais chegamos é possível notar crescimento, significativo, nas áreas do turismo e negócios”, afirmou Pinto.

Para a presidente da Amazonastur, Orenir Braga, a nova rota internacional é a realização de um sonho antigo. “Ainda em 2004 já pensávamos nesse calendário e hoje vemos um sonho se concretizando com mais de 90% do voo completo. Isso significa a possibilidade de novos negócios, de mais emprego e renda para o Estado”, ressaltou.

Recepção

Logo ao aterrissar em solo amazonense o avião da TAP foi batizado com as águas dos rios Negro e Solimões para simbolizar as boas vindas à comitiva que veio de Lisboa, formada pelo vice-presidente da TAP, Luiz Mór, pelo diretor-executivo da companhia, Fernando Pinto, pela presidente da Amazonastur, Orenir Braga, pelo diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, pelo vereador Sildomar Abtibol, que esteve como prefeito em exercício, e pela primeira-dama e titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro.

Dentro da programação do receptivo, artistas caracterizados como itens dos bois Garantido e Caprichoso distribuíram brindes aos passageiros. A Miss Brasil Globo 2013, Sheislane Hayalla, e o Mister Amazonas Turismo 2014, Erick Resplandes, também marcaram presença no evento.Ecobags com informativos turísticos e outras informações importantes da cidade, além de bombons recheados com frutas regionais e bijuterias feitas de sementes locais foram distribuídas.

 Escalas

Os voos da TAP partem de Lisboa às 9h30, chegam a Manaus às 13h40 e, uma hora depois, seguem para Belém, onde pousam às 17h40. Às 19h10, partem de Belém e aterrissam em Lisboa às 6h45 do dia seguinte. *Considerar o horário local de cada cidade.


Equipe Viva Manaus

Comentários