Fotos: Mário Oliveira / Semcom 03 - PN_PONTA NEGRA. FOTO. MARIO OLIVEIRA.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lança nesta quinta-feira, 4, a série Conheça Manaus, que vai oferecer dicas de roteiros turísticos da cidade. Serão destacados na série espaços históricos, arquitetônicos e naturais da cidade.

A ideia consiste em reunir virtualmente (no site e facebook da Manauscult e do GuiaTur e no aplicativo deste último)  uma seleção de locais da cidade para atrair não só turistas, como os próprios manauaras. O primeiro espaço escolhido foi o Complexo Turístico Ponta Negra, localizado na zona Oeste.

O complexo é um dos principais cartões-postais da cidade e foi palco da FIFA Fan Fest™ em Manaus durante a Copa do Mundo 2014. O sucesso e organização do evento levaram a prefeitura, Governo do Amazonas e as Forças Armadas a se reunirem para levar o desfile de 7 de Setembro para o local.

A Ponta Negra tornou-se ainda mais atrativa após a conclusão das obras de revitalização das duas etapas do complexo. O espaço conta com calçadão com pedras portuguesas, jardins, praça com chafariz, mirantes com vista para o Rio Negro, mais vagas para estacionamento, quadras poliesportivas e um novo anfiteatro.

A própria entrega da segunda etapa do complexo, em dezembro de 2013, ao som de diversas atrações culturais, marcou definitivamente a Ponta Negra como espaço dedicado ao entretenimento, lazer e práticas esportivas.

Administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o Complexo Turístico Ponta Negra conta com quiosques e restaurantes, pista de skate e uma faixa de praia perene – mesmo com a cheia do Rio Negro é possível banhar-se e aproveitar o espaço para inúmeras atividades.

O que fazer?

 Banho de rio

Um dos maiores destaques do local é a praia, que atrai boa parte da população nos fins de semana. A orla, que antes era restrita ao período de seca do rio, recebeu cerca de um milhão de metros cúbicos de areia, permitindo banho constante durante todo o ano. Como medida de segurança, banhistas só podem entrar na água até às 17h. A praia é supervisionada por homens do Corpo de Bombeiros, que atuam na prevenção de acidentes e alerta aos visitantes.

Pôr do sol

Para quem adora a natureza, a dica é contemplar o pôr do sol em um dos três mirantes do complexo ou da própria praia. A paisagem pode ser apreciada ainda em meio à culinária regional oferecida nos quiosques.

Atividade física

Quem procura um lugar seguro e acessível para se exercitar, pode aproveitar o calçadão para fazer caminhadas e corridas. O complexo também reúne grande público que aproveita o espaço destinado ao ‘Faixa Liberada’, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). O projeto consiste na interdição da avenida Coronel Teixeira, no sentido bairro-Centro, para práticas esportivas, das 17h às 22h às quartas, e aos domingos das 6h às 12h. Às quartas-feiras o projeto disponibiliza 1,3 km de pista e aos domingos, por conta da maior demanda, o público conta com 2,5 km de pista liberada.

Os ciclistas contam também com uma Estação de Reparos Rápidos de Bicicletas, equipada com um conjunto de ferramentas básicas para reparos nas bikes, como chaves e bomba de ar.

Programação especial neste fim de semana

Neste domingo, a Ponta Negra recebe o tradicional desfile de 7 de Setembro, a partir das 8h30. O evento deve envolver mais de cinco mil militares de todas as Forças Armadas.

Além disso, o Comando Militar da Amazônia (CMA) vai presentear com um brinde o morador da região que estiver com a varanda ornamentada mais criativa. Ao final do desfile, os visitantes poderão contar com um show da banda Impakto, que agitará o fim da manhã ao som de diversos ritmos.

Série comemorativa

O lançamento da série Conheça Manaus faz parte das comemorações pelo Dia Internacional do Turismo (27 de setembro). “Queremos que todos tenham a oportunidade de conhecer melhor a cidade, de forma acessível e segura. Temos diversos espaços que contam muito da nossa história. São espaços que possuem grande valor cultural e natural”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, sobre o projeto.

A ação contará com o apoio do público por meio de votações na página oficial do Facebook da fundação. A ideia é fazer com que as pessoas participem dando dicas de locais e outros espaços não muito populares, mas que sejam ótimas opções de lazer na cidade.

 

SERVIÇO

COMPLEXO TURÍSTICO PONTA NEGRA

Como chegar:

Linhas de ônibus: 011 – 120 – 126 – 450 – 542 – 641 – 678
Táxi: A corrida do Centro até a Praia da Ponta Negra custa de R$ 30 a R$ 40, dependendo do horário e trânsito.

Horário de funcionamento: Praia – até às 17h

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA 2014

DOMINGO (07/09)

8h30-10h – Desfile Cívico Militar Terrestre
10h-10h30 – Desfile Fluvial
10h30 – Desfile Aéreo
11h – Cerimônia de despedida e início do show
17h – Abafamento do Fogo Simbólico


Equipe Viva Manaus

Comentários