Foto: Karla Vieira / Semcom MANAUS/AM - 09-10-14LANÇAMENTO DO BOI MANAUS 2014.FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM

Em comemoração aos 345 anos da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizará uma série de atividades artístico-culturais gratuitas em diferentes zonas da cidade. A programação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, no Les Artistes Café Teatro, no Centro, e visa celebrar o aniversário da cidade exaltando a cultura manauara em todas as suas manifestações.

O prefeito Arthur Virgílio Neto explicou que a ideia é levar o sentimento de amor por Manaus para mais perto do povo. “É sempre um momento especial comemorar o aniversário da cidade e relembrar toda sua trajetória, seu desenvolvimento, alguns retrocessos, mas tudo serviu para fazer de nós essa metrópole no meio da Floresta Amazônica. Sempre ressalto o potencial de Manaus para se tornar uma cidade mundial. Estamos trabalhando para isso e vamos avançar ainda mais se a população também se unir a nossa luta no resgate da história da capital”, afirmou.

O prefeito disse ainda que, pelo segundo ano consecutivo, o ápice do evento será no Centro Histórico de Manaus com a inauguração do segundo shopping popular – Galeria dos Remédios. “Ano passado tivemos a reabertura do Mercado Adolpho Lisboa e, um ano depois, vamos ter a inauguração da Galeria dos Remédios, um projeto de grande relevância para fazermos ressurgir o Centro Histórico. Isso significa que estamos avançando na direção de uma Manaus que recupera sua identidade e que vai fazer com que todos sintam orgulho e queiram cuidar muito mais do lugar onde moram”, completou.

Além da inauguração da galeria, para o dia 24 de outubro – data do aniversário de 345 anos – o parabéns será celebrado ao som do cantor Fábio Jr, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro. O cantor apresentará “O que importa é a gente ser feliz”, sucesso de público em todo o Brasil.

Outra grande novidade é que a tradicional festa que celebra o aniversário da capital amazonense desde 1997, o Boi Manaus, terá um novo conceito este ano. A 18ª edição do evento ocorrerá em três dias, sendo um a cada final de semana de outubro em diversos pontos da cidade com encerramento na Arena da Amazônia – local que recebeu diversas seleções durante a Copa do Mundo, shows nacionais e que, agora, será palco da valorização dos artistas locais.

Ao todo, 43 artistas do segmento se apresentarão nas três noites de evento, sendo a primeira neste sábado, 11, na avenida Itaúba. Essa será a primeira vez que a festa chega à zona Leste da capital. A segunda noite será no Sambódromo, no dia 18 outubro; e o encerramento na Arena da Amazônia, no dia 23.

“Será uma grandiosa festa com a participação massiva da sociedade. Recomendo que para o encerramento, que contará com a presença dos itens oficiais dos Bois de Parintins, o público chegue mais cedo, porque os lugares são limitados. O Boi Manaus 2014 passará de um evento dançante para um evento cênico, por isso, no ano que vem, teremos o DVD do Boi Manaus sendo divulgado nas grandes feiras internacionais”, divulgou o diretor-presidente da fundação, Bernardo Monteiro de Paula.

Já a Feira do Tururi, onde há a venda das camisas oficiais do evento, voltará para a avenida Constantino Nery e será realizada de 10 a 21 de outubro na parte externa da Arena da Amazônia, de 19h às 23h.

Programação diversificada na Ponta Negra

A programação do aniversário de Manaus reúne obras e artistas locais, nacionais e internacionais, exaltando o orgulho de ser manauara. Para dar início à imersão folclórica, o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, receberá neste sábado, 11, o espetáculo “Boi de Pano”, do grupo amazonense Origem. O espetáculo é um verdadeiro mergulho às raízes culturais amazônicas e faz parte do Circuito Cultural Ponta Negra que contempla quatro performances.

Já no domingo, 12, a atração fica por conta da companhia Cia Ea Eo, da Bélgica, pela primeira vez em solo amazonense. O grupo, formado por quatro artistas, apresentará um espetáculo de malabares no palco do Anfiteatro.

Ainda no Circuito Cultural Ponta Negra, no dia 18 de outubro, o local será embalado pelas canções do rei Roberto Carlos no espetáculo “As Canções que Você Dançou Pra Mim”, da companhia de dança Focus, do Rio de Janeiro (RJ). No dia 25, os amantes do rock poderão assistir o tributo à banda britânica Queen, com performance da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA-AM).

Circuito no Centro Histórico

O Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, recebe a exposição “Silvino Santos no Putumayo”, nos dias 8 e 9 de outubro. Além da mostra, que conta com uma série de fotografias do luso-brasileiro sobre o documentário de um seringal na Amazônia Peruana, historiadores peruanos e especialistas da área farão parte do evento.

Na quinta-feira, 9, às 16h30, haverá mesa redonda sobre “J.C Arana e os massacres no Putumayo”, do qual trata o documentário de Silvino. O encontro será coordenado pelo escritor amazonense Márcio Souza. A programação continua às 18h30 com a exibição do filme “El Sócio de Dios”, também retratando o tema.

O Circuito Cultural do Paço da Liberdade será realizado em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual (Navi), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e ocorre até o final do deste mês.


Equipe Viva Manaus

Comentários