Foto: Ingrid Anne / Manauscult foto Ingrid Anne 08.12 (21)

A capital amazonense começará neste sábado, 08, mais uma temporada de cruzeiros. O primeiro navio a chegar é o M/S Seabourn Quest, do Caribe, com cerca de 800 passageiros. No total, a temporada 2014/2015 contará com 18 transatlânticos vindos de diversas localidades da Europa, América Latina e até da Antártica, trazendo aproximadamente 15 mil turistas à cidade. Toda a agenda será acompanhada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

O trabalho de recepção aos turistas será feito pelos órgãos oficiais do segmento. A Manauscult fará a entrega de material promocional da cidade e disponibilizará também reforço no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Porto e demais pontos espalhados pela cidade. A banda da Polícia Militar fará as boas vindas. Agências de turismo também farão parte das atividades com oferta de roteiros pelo Centro Histórico, City Tours e outros pontos de visitação.

Dezembro e março do próximo ano serão os meses mais movimentados de cruzeiros. Estão programadas as chegadas de quatro navios, com  média de quatro mil visitantes. “Os passageiros ficam, aproximadamente, três dias na cidade e seguem viagem para outros destinos. Esta é a oportunidade de fazer com que os turistas conheçam mais de Manaus em todos os seus aspectos e aí incluiremos os espaços arquitetônicos e naturais, atividades gastronômicas e culturais”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Ainda segundo Monteiro de Paula, a receptividade do povo manauara é o diferencial. “Somos conhecidos por ser uma cidade acolhedora e desta vez não será diferente. Tenho certeza que a população receberá todos muito bem a exemplo do que ocorreu com a Copa. Vamos deixar aquela vontade nos turistas de voltar a Manaus”, concluiu.

A Manauscult conta com  a parceria de vários órgãos municipais e estaduais, além das empresas privadas de turismo. Entre elas Amazonas Explorers e Anavilhanas, que prepararam pacotes específicos de visita a hotéis de selva, tour pela cidade e visita a locais selecionados que o visitante não pode deixar de ir, como o Teatro Amazonas, Complexo Turístico Ponta Negra, Zoológico do Cigs, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Encontro das Águas, restaurantes flutuantes com pratos  típicos da região, entre outros lugares.

Entre os órgãos parceiros da iniciativa, a Secretaria Municipal de  Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), acompanharão todas as atividades programadas com a chegada dos cruzeiros. A Semulsp fará o reforço nas ações de limpeza pública no Porto de Manaus e pontos turísticos e o Manaustrans dará apoio e acompanhamento nos dias em que os navios estarão na cidade, com reforço de agentes de trânsito nas principais áreas de visitação.


Equipe Viva Manaus

Comentários