Foto: Divulgação comics-alan-moore-fashion-beast- DIVULGAÇÃO

O jornal britânico “Northampton Chronicle & Eco” desta quarta-feira, 5, destaca a exposição “A Voz do Fogo”, que homenageia as obras de Alan Moore – um dos maiores escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos. A mostra tem início hoje, às 19h, no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus.

O jornal é da mesma cidade na  que o autor nasceu e reside, Northampton, e exalta a importância do evento para a Amazônia, elevando a capital amazonense como grande receptora de eventos e fomentadora de cultura em âmbito internacional.

A matéria foi escrita pela jornalista e correspondente no Brasil, Donna Bowater, que cita também a importância histórica do local onde o evento será realizado. Intitulada “Amazonian artists celebrate work of Northampton graphic novelist Alan Moore with exhibition in Brazil”, que na tradução para a língua portuguesa seria “Artistas da Amazônia celebram trabalho do novelista gráfico de Northampton, Alan Moore, com exibição no Brasil”, a reportagem destaca a iniciativa da Prefeitura de Manaus na realização de eventos deste tipo.

A jornalista escreveu ainda que Manaus recebeu a Inglaterra durante a Copa do Mundo e o nome da exposição celebra a primeira história de Moore “The Voice of the Fire”, que teve enredo baseado em sua cidade natal. A matéria completa pode ser lida no link a seguirhttp://tinyurl.com/ObraAlanMooreManaus.

“Toda a exposição contou com o apoio de pessoas da área de quadrinhos, inclusive teve ajuda da esposa de Moore, Melida Gebbie, e do próprio autor. Alan não gosta de viajar, mas incentivou desde o começo a realização do evento e está acompanhando tudo por contatos telefônicos e e-mails”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Augusto Cardoso.

A “Voz do Fogo” ocorrerá até o dia 5 de dezembro e conta com exposição de 60 obras realizadas por 22 autores amazonenses. Todas as criações foram inspiradas em histórias de Moore, sendo as mais famosas “V de Vingança”, “Watchmen” e o “Monstro do Pântano”. Além das obras, o evento conta com uma série de atividades gratuitas voltadas ao mundo dos quadrinhos e é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult em parceria com a Strategos Gestão Cultural.

 Alan Moore

Alan Moore, atualmente com 61 anos, é um dos mais premiados roteiristas de Graphic Novels das últimas décadas. Iniciou sua carreira nos anos 70 produzindo fanzines e tiras para o jornal de sua cidade natal, Northampton. Após receber vários prêmios no mercado inglês, atingiu reconhecimento mundial por seu trabalho na revista “Monstro do Pântano” da editora americana DC Comics. Ainda na mesma editora lançou, em 1986, seu mais aclamado trabalho “Watchmen”.

A obra teve tanto impacto que o prêmio literário “Hugo Awards” criou a categoria “Outros” para premiá-lo e a revista Times a incluiu na sua lista dos mais importantes  romances do século 20. No início dos anos 90, após desavenças com editoras americanas pelo direito de uso de seus personagens voltou a publicar por editoras independentes.

Sua obra já recebeu diversos prêmios incluindo: Eisner Award – maior da indústria dos Quadrinhos, Angoulême International Prize – mais importante prêmio europeu de quadrinhos – e o Bram Stoker Award, prêmio literário do Reino Unido. Tem mais de 100 obras escritas que incluem quadrinhos, romances e publicações independentes, das quais em alguns escreveu sob pseudônimo.


Equipe Viva Manaus

Comentários