Foto: Ingrid Anne / Manauscult foto Ingrid Anne 03.05 (2)

Será divulgada na segunda-feira, 10, a relação com o nome dos selecionados para o curso de Direção de Fotografia para Cinema, promovido pela Prefeitura de Manaus, de 17 a 21 de novembro. Ao todo, mais de 400 inscrições foram recebidas. O curso tem apenas 25 vagas.

As aulas serão ministradas no Les Artistes Café Teatro, no Centro, pelo instrutor Ivo Lopes Araújo, um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados da área. Os nomes dos classificados estarão disponíveis no site da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Além disso, os selecionados serão informados por e-mail. Os inscritos e seus perfis estão em processo de avaliação. Entre as exigências para o curso está possuir experiências anteriores no campo do audiovisual.

O curso é promovido em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), pelo núcleo de Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). O coordenador do Canne, Pedro Severien, explicou que este foi o maior número de inscritos desde a fundação do projeto, em 2008. “O Canne atua nas regiões Norte e Nordeste do país, mas nunca recebemos tantas inscrições como para este curso em Manaus. O número é uma resposta para a demanda local e a capital amazonense é um polo importante. Por isso, fomentar a qualificação profissional torna-se um objetivo não só da Manauscult, mas do próprio Canne”, declarou Severien.

Severien disse ainda que o projeto já ofereceu dois cursos na cidade. “Em 2010 realizamos uma atividade voltada para a assistência de câmera e no ano passado, outra sobre produção de som. Voltar para Manaus é a certeza de que existem profissionais que desejam se qualificar na área de audiovisual. Nosso objetivo é atender estas pessoas e tentar reverter uma desigualdade histórica que existe no segmento, uma vez que boa parte dos cursos é oferecida no Sudeste do país”, declarou o coordenador.

O curso de Direção de Fotografia para Cinema foi criado para fomentar a qualificação profissional na área do audiovisual, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de áreas e diferentes regiões do Brasil. Toda a atividade é gratuita.

Ivo Lopes Araújo

O cearense Ivo Lopes Araújo, que irá ministrar o curso, é um dos diretores de fotografia mais requisitados da área. Ele já trabalhou em diversas produções reconhecidas nos últimos anos, como os longas-metragens ‘Tatuagem’, ‘O Homem das Multidões’, ‘Quando Eu Era Vivo’ e ‘Eles Voltam’. Ivo, inclusive, ganhou o prêmio de Melhor Fotografia pelo filme ‘Girimunho’, em 2012, pelo Júri Popular Sesc de São Paulo. Ele é também membro do coletivo cearense Alumbramento e já teve experiências como diretor, com o documentário ‘Sábado à Noite’, de 2008.

No curso será abordado o trabalho do diretor de fotografia como interlocutor e criador de imagens, a partir do diálogo com o diretor, além da concepção imagética de um filme.

Canne

O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne) foi implantado em 2008 com o objetivo de criar um espaço para a oferta de bens de produção cinematográfica, bem como um núcleo de qualificação profissional na área do audiovisual, graças a uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Educação (Fundaj/MEC) e a Secretaria do Audiovisual Ministério da Cultura (SAv/MinC).

O Canne é sediado no Recife (PE) e integrado à Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, instituição pública federal criada em 1949 e que já atua há mais de 40 anos no fomento, exibição, acervo, produção e reflexão sobre o audiovisual. Com o Canne, a Fundaj alia sua vocação histórica de entidade fomentadora da cultura e educação aos programas de expansão da economia do audiovisual implantados pelo MinC para reforçar a emergente cinematografia regional.

O Centro Cultural desenvolve suas atividades sob a coordenação do CTAv Nacional, que funciona no Rio de Janeiro, operando ações técnicas da SAv/MinC nas áreas de fomento, formação, difusão e memória do audiovisual brasileiro.


Equipe Viva Manaus