Comitê Olímpico escolhe Manaus para receber jogos das Olimpíadas

Manaus é a sexta cidade escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para receber os jogos de futebol durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 12, no Rio de Janeiro e agora cabe à Fifa acolher o pleito, o que deve acontecer nos próximos dias. O presidente do Comitê, Carlos Nuzman, e presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, disseram que trabalharão pessoalmente para que Manaus seja cravada nos jogos.

“Fizemos uma avaliação criteriosa e entendemos que Manaus é a melhor opção para receber os jogos. Em Londres foram seis subsedes, então não é empecilho algum que tenhamos jogos na Arena da Amazônia”, disse Marin. “O Comitê Organizador está oficializando Manaus junto à Fifa. É a nossa opção e vamos defendê-la. A Amazônia é emblemática para as Olimpíadas. Os jogos são do Brasil”, completou Nuzman.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que participou da solenidade ao lado do vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, o selo olímpico põe Manaus definitivamente no roteiro turístico internacional, assim como atrai novos investidores. Ele espera que a Fifa acolha a indicação oficial do Comitê, até porque a própria federação elegeu a cidade como uma das melhores sedes durante a Copa do Mundo.

“Manaus será uma das poucas cidades do mundo a ter selo olímpico e da Copa do Mundo. Agora, definitivamente, estamos no roteiro turístico mundial. Temos recebido cada vez mais turistas interessados em nossas belezas e a tendência é que nossa vocação internacional fique ainda mais forte. Seria inconcebível que as Olimpíadas no Brasil não contemplasse a Amazônia. Nada mais justo que a capital da Amazônia represente o País nos jogos. Vamos trabalhar com a Fifa agora”, afirmou o Arthur Neto

Além de Manaus, Caso seja confirmada, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte formam o grupo das seis “Cidades do Futebol” nas Olimpíadas do próximo ano. Todas estas cidades também foram sedes da Copa do Mundo em 2014.

O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, explicou que o caderno de encargos de Manaus já vem sendo trabalhado tanto pelo Estado quanto pelo Município. Ele apontou que, com dois centros de treinamento preparados, assim que a cidade for oficializada pela Fifa, serão escolhidos dois novos locais para servirem às equipes.

“Temos os dois CTs da Copa e podemos adaptar outros locais, como o Sesi e até mesmo a Ulbra. Toda nossa estrutura da Copa foi muito elogiada por todos, então tenho certeza que vamos ser aprovados e todos os testes”, assinalou Henrique Oliveira.

Também participaram do evento oficial no Comitê Olímpico, representando o governo do Estado, o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Jorge Almeida e o gestor de projetos da FVO, Igor Menezes. Pela Prefeitura de Manaus, além do Prefeito, esteve presente o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Próximo passo

A partir de agora o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus continuarão unindo esforços na execução do caderno de encargos da cidade para que os jogos olímpicos tenham o mesmo sucesso da Copa do Mundo e confirme Manaus como a cidade dos grandes eventos internacionais no Norte do Brasil. Uma comissão que reúne secretarias estaduais e municipais já está trabalhando nos projetos de preparação da cidade para as Olimpíadas do próximo ano.

“Vamos à sede da Fifa o mais rápido possível para acertar os pontos. Tenho certeza que atendemos a todos os requisitos. Fomos a primeira cidade a se manifestar pedindo jogos oficialmente. Reuniremos uma comissão para conversar com a presidência da federação já nos próximos dias”, finalizou o prefeito.

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X