Prefeitura divulga edital de seleção para grupos folclóricos de Manaus

Foto: Divulgação Prefeitura divulga edital de seleção para grupos folclóricos de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) abriu inscrições prévias para até 44 grupos folclóricos da cidade interessados em receber apoio para o 59º Festival Folclórico do Amazonas, que ocorrerá nos dias 13 a 28 de junho no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), zona Sul de Manaus. A iniciativa está descrita no Edital de Seleção Pública №05/2015, publicado no Diário Oficial do Munícipio (DOM) na última sexta-feira, 15 de maio. Os grupos terão até o dia 22 de maio para entrega de documentos.

O edital busca selecionar as melhores propostas dos grupos folclóricos. “Importante lembrar que este edital também tem duas etapas e uma análise rigorosa de documentos conforme  publicado em Diário Oficial. Após a entrega dos documentos, os grupos que tiverem as melhores propostas e estiverem adimplentes com a administração pública poderão participar da chamada pública para recebimento do recurso, que será feita através de representantes, ou seja, de ligas folclóricas”,  explicou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

O edital contempla três modalidades e até 14 categorias representadas por Pessoas Físicas. A modalidade “Boi-Bumbá Master” não está incluída neste processo, uma vez que a mesma compreende os bumbás da capital amazonense que já se estabeleceram como categoria com mais de três anos de existência, além de serem cadastradas como Pessoa Jurídica e podem se conveniar diretamente com a fundação para receber apoio.

Ainda segundo Monteiro de Paula, o apoio repassado aos representantes será de R$10.558,00, mesmo valor do edital voltado para o Festival no ano passado. “A proposta é organizar o evento em categorias. Os grupos aptos a receber o recurso passarão a ter acesso e integrar nos próximos anos a Categoria Prata no Festival Folclórico”, declarou o diretor-presidente.

Os interessados deverão entregar toda a documentação descrita no edital na sede da fundação, localizada na Avenida André Araújo, 2767, Aleixo. Os documentos devem ser protocolados de 8h às 12h e 13h às 17h. Qualquer candidato que necessite de orientação sobre preenchimento de formulários e documentos exigidos pode entrar em contato com a Diretoria de Cultura da fundação por meio do telefone 3215-3120 ou pelo e-mail [email protected]. Os editais estão disponíveis no link http://manauscult.manaus.am.gov.br/editais-2015/

Categorias contempladas pela Manauscult

Desde 2014, o Festival Folclórico do Amazonas é realizado pela Manauscult em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Os grupos contemplados pela fundação municipal são divididos em três modalidades sendo a Modalidade A com apoio de até dois grupos nas categorias de Boi-Bumbá Regional e Boi-Bumbá Tradicional; na Modalidade B até cinco Cirandas, até sete Quadrilhas Tradicionais, até seis Quadrilhas Cômicas e até dois grupos de Cacetinho, Danças Alternativas, Internacional, Nacional, Nordestina e Regional. Na Modalidade C, são contemplados até dois grupos nas categorias de Garrotes Regional e Tradicional e Tribo.

Texto: Mayara Brilhante

Deixe uma resposta

X