Paço da Liberdade realiza segunda palestra da 13ª Semana dos Museus

Foto: Ingrid Anne/ Manauscult Paço da Liberdade realiza segunda palestra da 13ª Semana dos Museus

Como parte da programação da 13ª Semana dos Museus, que ocorre até o dia 24 de maio em todo o Brasil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizará nesta sexta-feira, 22, às 15h30, a palestra “Museus Arqueológicos”. A atividade ocorrerá no Paço da Liberdade, no Centro Histórico.

 

A palestra é aberta ao público e será ministrada pela historiadora Vanessa Benedito, que tem mais de uma década de experiência no campo da Arqueologia. Esta é a segunda palestra realizada pela Fundação. A primeira teve como tema “Museus no Amazonas”, abrindo a semana no Paço da Liberdade, e contou com participação de estudantes, visitantes e profissionais da área.

 

Com o tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”, a Semana dos Museus ocorre em 1.378 instituições do País com programação que inclui 4.570 atividades e teve início no dia 18 deste mês, data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus. No Amazonas há 16 instituições participantes com uma série de ações gratuitas. Toda a programação é chancelada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e está disponível no link http://issuu.com/manauscult_/docs/guia-13-snm e no site do Ibram www.museus.gov.br.

 

Programação

O Paço da Liberdade possui visitações nas quais os visitantes percorrem todo o local acompanhado por um guia bilíngue, que repassa informações históricas do espaço e das exposições em cartaz a exemplo da exposição permanente “Arqueologia in situ”, que mostra as três urnas funerárias pré-coloniais da fase paredão (por volta de 900 a.C a 1000 d.C) e a arqueologia histórica do prédio; e o Salão Nobre, conhecido como Sala do Prefeitos, que recentemente recebeu antigos móveis restaurados.

 

Há ainda as exposições de longa duração como a “Coleção do Thiago de Melo”, que reúne quadros do período ditatorial brasileiro, quando o escritor esteve exilado; a “Sala de Vídeo Arte” e a “Pedra Fundamental Pinacoteca Municipal”, que traz uma mostra da produção de diversos artistas amazonenses.

 

A 1ª Mostra de Artes Visuais também integra a programação da 13ª Semana dos Museus. Pela primeira vez, o Paço da Liberdade abre as portas para uma exposição de arte que reúne 14 obras de 11 artistas amazonenses e uma obra de autoria coletiva, reunidas em uma variedade de novos conceitos artísticos em um espaço de experimentação.

 

SERVIÇO

13ª Semana Nacional dos Museus
Palestra: “Museus Arqueológicos” com Vanessa Benedito
Data: Sexta-feira, 22 de maio
Horário: 15h30 às 17h
Local: Paço da Liberdade (Rua Gabriel Salgado, s/n° – Centro Histórico).

 

 

 

Fotos: Ingrid Anne / Manauscult

 

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X