Performance de dança ocupa a Praça Dom Pedro II

Foto: Ingrid Anne / Manauscult

Na tarde desta sexta-feira, 22/5, às 16h, a Praça Dom Pedro II, localizada no Centro Histórico da cidade, recebe a performance de dança contemporânea “Reservoir”, do artista Francisco Rider. A apresentação é gratuita e integra a programação da I Mostra Manaus de Artes Visuais, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Esta será a segunda vez que Rider se apresentará no local. O artista já exibiu a performance antes, no dia 28 de abril, e atraiu a curiosidade dos transeuntes e elogios do público por conta de sua proposta inusitada. Rider define “Reservoir” como uma narrativa visual em que o corpo do performer constrói arquiteturas impermanentes no espaço urbano. No espetáculo, o artista interage com rolos de papel por toda a extensão da praça, dialogando com o próprio espaço e com os espectadores.

“A construção de uma iniciativa com aspecto experimental só existe quando há uma gestão de diálogo do poder público com o artista. Sinto que essa gestão municipal dá abertura para a categoria e faz com que oportunize mostrar as artes em todos os seus aspectos. Estou muito feliz em mostrar meu trabalho no Paço e dialogar com toda a estrutura que o local oferece. O evento e a organização estão de parabéns”, frisou o artista.

“Reservoir” é resultado de estudos realizados por Francisco Rider desde 2004, em Nova York, quando ele morava nos Estados Unidos e iniciou os estudos da interação artística da dança com uso dos rolos de papel.

Mostra

Em cartaz no Paço da Liberdade, em frente à Praça Dom Pedro II, desde 16 de abril, a I Mostra Manaus de Artes Visuais reúne obras de 11 artistas e um coletivo, que passeiam por diversas vertentes artísticas. Todos os trabalhos foram contemplados pelo Edital Prêmio Manaus de Artes Visuais, lançado pela Manauscult em 2014, e são expostos agora em contrapartida à sociedade. A curadoria é do renomado artista plástico Aníbal Turenko Beça.

A Mostra Manaus de Artes Visuais continua no espaço até o dia 13 de junho, com visitação gratuita. O Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n, Centro, em frente à Praça Dom Pedro II, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, o horário de funcionamento fica das 9h às 14h.

SERVIÇO

O quê: Performance “Reservoir”, de Francisco Rider
Quando: 22/05 (sexta-feira), às 16h
Onde: Praça Dom Pedro I, em frente ao Paço da Liberdade – Centro

TEXTO: GABRIEL OLIVEIRA

FOTOS: INGRID ANNE

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X