Paço da Liberdade recebe visita de escola na Semana dos Museus

Foto: Ingrid Anne/ Manauscult Paço da Liberdade recebe visita de escola na Semana dos Museus

Na manhã desta sexta-feira, 22, mais de 30 alunos da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes participaram de uma visita guiada ao Paço da Liberdade, no Centro Histórico da cidade, para conhecer a história do local e as obras de arte expostas. A visita foi programada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e fez parte da programação da Semana dos Museus, promovida localmente pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Os alunos integram o projeto “Encantarte”, que reúne estudantes do 6º ao 9º ano interessados em participar de atividades ligadas a cultura e arte. O projeto existe há sete anos na escola, localizada no bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus. Segundo o diretor da instituição, o historiador Rodrigo Froés, visitar o Paço foi uma escolha da própria turma. “Achamos importante conhecer o prédio por conta de ser um marco histórico. Afinal de contas, trata-se de um dos marcos iniciais da cidade de Manaus”, afirmou Froés. “Além disso, esse diálogo com a arte é muito interessante para os nossos alunos, que podem, pela primeira vez, ter acesso a obras tão distintas, antes de investirem nas suas próprias produções”, completou.

A estudante Julie Moreira, de 12 anos, foi uma das visitantes que aprovou o passeio. “Gostei muito de entrar em contato com esse mundo de arte. A ideia daquela cobra de madeira foi uma das minhas partes favoritas”, contou a aluna, se referindo-se à escultura “Cobra Grande”, de Priscila Pinto, uma das obras que integra a I Mostra Manaus de Artes Visuais, em cartaz atualmente no espaço.

Ainda na tarde desta sexta, a palestra “Museus arqueológicos”, que será ministrada pela historiadora Vanessa Benedito, irá encerrar as atividades da Semana dos Museus no Paço da Liberdade.

Visitação

O Paço da Liberdade oferece o agendamento de visitas de escolas públicas ou particulares. Em cerca de 40 minutos, as turmas percorrem todo o museu acompanhadas por um guia. As visitas podem ser feitas pela manhã ou tarde, entre 9h e 17h, e o agendamento pode ser feito por meio do telefone (92) 3622-4991. A entrada é gratuita.

Desde sua reinauguração em 2013, o Paço da Liberdade tem se consolidado como um espaço cultural da cidade. Em apenas dois anos, o número de visitantes já aumentou em cinco vezes: de 832 pessoas em 2013, a quantidade saltou para 4.360 em 2014. Só nos primeiros quatro meses de 2015, o lugar já foi visitado por mais de 1.700 pessoas. Este ano, o local também passou a funcionar aos sábados, no horário de 9h às 14h.

Atualmente, o Paço conta com uma programação diversificada promovida pela Manauscult, além de mostras permanentes e de longa duração como a Coleção Thiago de Mello e a Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal. O Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n, no Centro, em frente à Praça Dom Pedro II.

 TEXTO: Gabriel Oliveira
FOTO: INGRID ANNE / MANAUSCULT

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X