Exposição de vestidos franceses é prorrogada até o dia 12

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Exposição de vestidos franceses

Sucesso de público, com mais de duas mil visitas em menos de um mês, a exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50” será prorrogada por mais esta semana no Paço da Liberdade. Além disso, a mostra vai integrar a programação das comemorações da Festa Nacional Francesa, que será realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Aliança Francesa, nos dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo), dentro e ao redor do Paço, no Centro Histórico.

A exposição conta com 13 bonecas de 60 centímetros de altura que, por meio das suas vestimentas, refletem os principais períodos da história do país europeu. Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurinista Fernanda Gomides. A mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.

“Tudo o que vestimos até hoje é reflexo dos processos sociais e políticos. Uma análise dos períodos históricos dá uma ideia melhor do que ocorria em determinado tempo e a França, a exemplo de outras áreas, é o berço da moda”, analisa a figurinista.

A entrada é gratuita e o Paço da Liberdade está localizado na rua Gabriel Salgado,  Centro Histórico, em frente à Praça Dom Pedro II. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta, de 9h às 17h, e aos fins de semana, de 14h às 20h.

A exposição foi aberta ao público durante a “Fête de la Musique” – a Festa da Música, na tradução para o português -, e agora continuará como parte da programação de um segundo evento dedicado à cultura francesa, intitulado “Festa Nacional Francesa” que será realizado neste final de semana. O evento ocorre em comemoração à Queda da Bastilha, celebrada em 14 de julho, oferecendo ao público dança, música e gastronomia. A programação está disponível no site da Manauscult (www.manauscult.manaus.am.gov.br).

 

 

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X