Música francesa conquista o Paço da Liberdade

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Cantora Rebeca Leitão

Édith Piaf, Jacques Brel e outros nomes marcantes da música popular francesa terão suas canções interpretadas neste fim de semana, no Paço da Liberdade, no Centro Histórico. A apresentação será feita pela soprano Rebeca Leitão, uma nova promessa do canto em Manaus, sábado, 11, a partir das 18h, no show de abertura da Festa Nacional Francesa. O evento é promovido pela  Aliança Francesa na cidade, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), neste sábado e domingo, com entrada gratuita.

A cantora Rebeca Leitão tem se tornado conhecida no circuito do canto erudito amazonense nos últimos dois anos. Nesse curto período, já passou por apresentações em grandes espetáculos, como o Festival Amazonas de Ópera e o concerto “Glorioso”, realizado no largo São Sebastião. Aluna da Aliança Francesa, Rebeca começou cantando na igreja, até que se interessou pelo canto lírico e se tornou pupila da soprano parisiense Isabelle Sabrié, artista premiada radicada em Manaus há seis anos. Recentemente, a jovem intérprete também se apresentou na Fête de la Musique – a Festa da Música, realizada também no Paço da Liberdade, no mês passado.

Apesar de seu histórico ligado à música clássica, Rebeca destaca que sua apresentação na Festa Nacional Francesa terá um tom mais popular. “Meu repertório será composto por músicas de artistas populares, como Édith Piaf, e por canções de trilhas sonoras de filmes, escolhidas para o público se identificar com a apresentação e reconhecer na memória”, afirmou a cantora.

Festa francesa

Além do show da soprano, a programação da Festa Nacional Francesa também irá contar com performance do grupo Rosas de Dança de Salão, apresentando números de can-can, salsa e bolero, e a participação do coral dos alunos da Aliança Francesa. Para os amantes da boa gastronomia, uma praça de alimentação exclusiva com food trucks e food bikes também estará presente no entorno do Paço da Liberdade, nas duas noites.

A Festa Nacional Francesa é uma comemoração associada à Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. O evento é tradicionalmente celebrado na França, desde 1880. Em Manaus, a Aliança Francesa comemora a data com a comunidade francófona da cidade desde a década de 1970. Este ano, a festa é aberta ao público pela primeira vez, repetindo a parceria feita com a Manauscult na Festa da Música, que ocupou o Paço da Liberdade com sucesso de público.

A programação da Festa Nacional Francesa tem entrada gratuita e acontece no sábado, 11, e no domingo, 12, das 18h às 21h. O Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.

SERVIÇO

O quê: Show de abertura com a soprano Rebeca Leitão, na Festa Nacional Francesa

Quando: 11 de julho (sábado), às 18h

Onde: Paço da Liberdade – Rua Gabriel Salgado, Centro

FESTA NACIONAL FRANCESA – PROGRAMAÇÃO (11 e 12/07):

Abertura com apresentação da soprano Rebeca Leitão;

Apresentação “Encontros com a dança de salão”, do Grupo Rosas Dança de Salão (UEA): “Et si tu n’existes pas” – Bolero;  “Um Homme et une femme” – Valsa; “Ne me quitte pas” – Salsa; “New York, New York” – Soltinho; “Le français” – Bachata; Performance de Can Can;

Coral dos alunos da Aliança Francesa;

Exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, no interior do Paço;

Praça de alimentação com food trucks e food bikes.

 

X