Filme premiado em edital da Manauscult será exibido nesta quarta-feira para alunos da UEA

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Filme premiado MANhAUSttan

O filme “MANhAUSttan”, do mestre em Artes Visuais Sávio Stoco, será exibido e debatido junto a estudantes do curso de Audiovisual da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nesta quarta-feira, 19, às 9h. A obra foca a experiência internacional do artista amazonense dedicado à dança contemporânea Francisco Rider. A palestra é uma contrapartida do edital de Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (Paic), realizado por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A produção foi contemplada em 2011.

A obra cinematográfica projeta a expedição norte-americana durante dez anos de Francisco Rider, que estudou na cidade de Nova Iorque, em 1996. A montagem do acervo das filmagens do artista também trabalha com cenas manauaras atuais encadeadas no seu universo artístico.

Rider estudou balé clássico no Rio de Janeiro, em 1987. Dois anos depois, participou do Circuito de Dança Contemporânea em São Paulo e também fez parte do grupo de balé experimental do Teatro Amazonas.

O projeto audiovisual teve as etapas de produção passadas pela digitalização completa do acervo de fitas magnéticas (VHS) de Rider, com filmagens documentadas em Manaus. A produção faz parte do segmento de documentários de Sávio Stoco na reutilização de imagens de arquivo, vistas juntamente com outras produções dele premiadas no Amazonas Film Festival.

Sávio Stoco é doutorando pelo programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), mestre em Artes Visuais (Unicamp) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo (Ufam). Stoco já integrou o Coletivo Difusão, grupo de artes de Manaus onde ele desenvolveu parte de sua criação videográfica e de pesquisa de imagem de arquivo.

 

 SERVIÇO

O quê: Exibição do filme e debate “MANhAUSttan”, de Sávio Stoco

Quando: Nesta quarta-feira, 19/08, às 9h

Onde: Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), Rua Leonardo Malcher, nº 1728 – Praça 14 de Janeiro

 

X