Professor referência em Antropologia Social ministra palestra no Les Artistes Café Teatro

O Professor Rafael de Menezes Bastos, com experiência em antropologia e ênfase em Etnologia e Etnomusicologia Indígena, ministrará palestra com o tema “Narrativas de Perdas e Ganhos. Patrimônio Cultural Imaterial, Tradições Ameaçadas e Arquivos Audiovisuais” a partir das 16h30, nesta quinta-feira, 27, no Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro, nº 377, Centro. A atividade com entrada gratuita tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A palestra aborda as perdas e ganhos das discussões de patrimônio cultural imaterial. Ele mostra uma percepção de perda remota nas ideias de livros da gênese  – e mesmo anteriores, o que o tornou referência em muitos estudos e publicações do folclore e das ciências sociais. A palestra também discutirá narrativas concorrentes de perda e ganho e sua interação com questões éticas, políticas arquivistas, leis de propriedade intelectual, ideias de patrimônio cultural imaterial e de poder.

A palestra do professor Rafael integra a programação do Seminário a “Arte e sociabilidades na Amazônia”, coordenado pelo grupo de Pesquisa Maracá e INCT Brasil Plural junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Rafael de Menezes Bastos é professor associado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o núcleo de estudos de “Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe” (Musa). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia e Etnomusicologia Indígena e atua com os temas: Músicas nas terras baixas da América do Sul, Alto Xingu, música popular brasileira, Santa Catarina e música na América Latina e Caribe.

 

SERVIÇO

O quê: Palestra “Narrativas de Perdas e Ganhos. Patrimônio Cultural Imaterial, Tradições Ameaçadas e Arquivos Audiovisuais”

Quando: Nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 16h30

Onde: No Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro, nº 377, bairro, Centro.

 

 

X