Minicursos, palestras e mesa redonda na programação desta sexta da Semana de Turismo

Foto: Ingrid Anne Freire / Manauscult Minicursos, palestras e mesa redonda na programação desta sexta da Semana de Turismo

A Semana de Turismo, realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) apresenta, nesta sexta-feira, 25, uma programação intensa com seis minicursos, duas palestras e uma mesa redonda para estudantes de turismo e demais interessados em compartilhar conhecimento e discutir temas relevantes para o turismo em Manaus. As atividades serão gratuitas e ocorrerão de 9h às 20h30, no Les Artistes – Café Teatro, localizado na av. Sete de Setembro, nº377, bairro, Centro.

O credenciamento acontecerá às 8h no mesmo local. Serão discutidos nos minicursos temas como “Formatação de roteiros turísticos”, “A Herança Patrimonial de Manaus: Caminhos para o Turismo”, “Processos Erosivos Acelerados o Cemitério Arqueológico Indígena no Bairro Nova Cidade”, “Educação Patrimonial no Processo de Formação Cidadã” e “A Gestão da Pesca Esportiva para Turismo”.

As palestras iniciam às 15h30, e abordarão temas como  “As Olimpíadas em Manaus”, a ser ministrado pelo diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula,  tendo  como mediador o produtor de eventos Marcos Apolo Muniz. A segunda palestra será às 17h, sobre “Políticas Públicas Urbanísticas e o Turismo”, com o superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AM), Almir Oliveira, além do subsecretário Municipal do Centro Histórico (Subsemch), Glauco Francesco.

O Seminário finaliza às 18h30, com a mesa redonda, que discutirá “O Entorno do Paço da Liberdade e sua Importância para o Turismo de Manaus”, a ser mediada pela turismóloga Márcia Raquel Guimarães, e com os palestrantes, a professora e arquiteta Ana Lúcia Abrahim, Bernardo Monteiro de Paula (Manauscult) e Glauco Francesco (da Subsemch).

Para Ana Lúcia Abrahim, o entorno do Paço da Liberdade é a paisagem mais antiga da cidade e tem um apelo histórico e cultural que se pode trabalhar o turismo. “Assim sendo, ele serve de âncora para reaproximação da população com o Centro histórico. A Manauscult, por meio de suas ações e projetos no Paço, trabalha para que essa área seja devolvida para que a população mais antiga reconheça o quão belo foi o entorno do paço e para que a população jovem conheça também essa beleza”, disse a arquiteta.

Turismo solidário

Outra atividade da Semana do Turismo é o city tour com crianças que estimula o turismo solidário. Para isso, nesta quinta-feira, 24, serão disponibilizados dois ônibus para o passeio turístico, um para o instituto de caridade Casa da Criança e outro para a Escola Municipal Terezinha Moura de Jesus. Os ônibus estarão nos locais para buscar as crianças às 8h30 com chegada aos espaços históricos às 9h. O roteiro programado para o dia percorre diferentes pontos turísticos da cidade com descida nos Parque Cidade da Criança e Paço da Liberdade.

O Paço da Liberdade se destaca pela arquitetura neoclássica, que reúne aspectos da história local como a sala de arqueologia que guarda vasos e urnas funerárias indígenas, descobertas na restauração do museu em 2013, e hoje tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também abriga o Museu da Cidade e oferece exposições de longa duração disponíveis para o público, como a Coleção Thiago de Mello e a Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal. Atualmente, está em cartaz a exposição de fotografias “Imagine France – A Viagem Fantástica”.

Já o Parque Cidade da Criança é um espaço totalmente voltado para as crianças com atividades e brinquedos infantis que envolvem as crianças e seus pais em brincadeiras lúdicas e educacionais. O parque conta com ambientes como, praça de alimentação, biblioteca, cineminha, labirinto, forte Apache, fazendinha, Vila Feliz, quadra de futsal, tirolesa, escalada e anfiteatro.

SERVIÇOS:

O quê: Seminário de Turismo

Quando: 25/09 de 8h às 20h30

Quanto: Gratuito

Onde: No Les Artistes Café Teatro na avenida Sete de Setembro, nº 377, – Centro.

Texto: Daniela Cavalcante

Fotos: Ingride Anne

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X