‘Turismo Solidário’ leva alunos de escola pública a pontos turísticos do Centro Histórico e Manaus

Karla Vieira/ Semcom ‘Turismo Solidário’ leva alunos de escola pública a pontos turísticos do Centro Histórico e Manaus

Como parte da programação da Semana do Turismo em Manaus, 40 alunos da Escola Municipal Terezinha Moura Brasil participaram do projeto Turismo Solidário, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para muitas crianças, o roteiro para conhecer o Mercado Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas e o Paço da Liberdade foi inédito. O city tour também foi realizado no Parque Cidade da Criança com o Instituto de Caridade Casa da Criança.

O estudante Daniel Sarmento, 10, nunca havia visitado uma exposição de quadros e aproveitou para registrar tudo com seu smartphone no Paço da Liberdade. “É muito legal, aqui é bem bonito e eu estou gostando muito do passeio e de conhecer esses lugares”, afirmou. Daniel, assim como o colega Emanuel Chaves, 12 não conhecia os pontos turísticos do centro da cidade. “Aqui parece uma mansão. Isso é um palácio!”, exclamou Emanuel sobre o Paço.

Daniel e Emanuel são do 4º ano da rede municipal de ensino. A escola Terezinha Moura Brasil fica no bairro da Compensa e mesmo sendo um bairro muito próximo do Centro, a maioria dos alunos tem desconhecimento sobre os locais visitados. Para a professora Tatiane Soares, o projeto apresentou uma interessante oportunidade didática para o processo de aprendizagem. “Acho maravilhoso este momento porque muitos deles não frequentam o Centro, nem conhecem estes pontos turísticos. Apesar de morarem próximo, não tiveram esta oportunidade”, disse a professora.

O diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, destaca que o projeto tem o objetivo de divulgar os atrativos turísticos e históricos da cidade. “É uma oportunidade única para nós proporcionarmos este momento aos estudantes que não têm condições de visitarem com frequência nossos espaços e também uma ação muito importante para o Turismo local”, destacou.

Seminário de Turismo

Na programação da Semana do Turismo, será realizado nesta sexta, 25, o Seminário do Turismo que oferecerá seis minicursos, duas palestras e uma mesa redonda para estudantes de Turismo e demais interessados em compartilhar conhecimento e discutir temas relevantes para Manaus. As atividades serão gratuitas e ocorrerão de 9h às 20h30, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Av. Sete de Setembro, nº 377, Centro.

O credenciamento acontecerá às 8h, no mesmo local. Serão discutidos nos minicursos temas como “Formatação de roteiros turísticos”, “A Herança Patrimonial de Manaus: Caminhos para o Turismo”, “Processos Erosivos Acelerados o Cemitério Arqueológico Indígena no Bairro Nova Cidade”, “Educação Patrimonial no Processo de Formação Cidadã” e “A Gestão da Pesca Esportiva para Turismo”.

Já as palestras começam às 15h30 e abordarão temas como “As Olimpíadas em Manaus”, a ser ministrada pelo diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, e tendo  como mediador o produtor de eventos Marcos Apolo Muniz. A segunda palestra será às 17h, sobre “Políticas Públicas Urbanísticas e o Turismo”, com o superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AM), Almir Oliveira, além do subsecretário municipal do Centro Histórico (Subsemch), Glauco Francesco.

A última programação do Seminário será uma mesa redonda às 18h30, que discutirá “O Entorno do Paço da Liberdade e sua Importância para o Turismo de Manaus”.

Fotos: Karla Vieira/ Semcom

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X