Aniversário de Manaus tem boi bumbá, exposição e visitações gratuitas

À tradicional festa embalada no ritmo folclórico do boi-bumbá, somam-se exposição, visitação a prédios históricos, zoológico e parque com entrada livre na programação que comemora os 346 anos de Manaus.

Para o Boi Manaus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), organizou mais de 18h de festa, com dezenove atrações que se apresentam em dois dias de show, em cima de trios elétricos, nas zonas Leste e Centro-Oeste da cidade.

Na véspera do aniversário, nesta sexta-feira (23), a Zona Leste recebe 10h de show, a partir das 18h na av. Itaúba, bairro Jorge Teixeira, com nomes Leonardo Castelo, Márcia Siqueira, Klinger Araújo e Edilson Santana. Cada cantor se apresentará durante 50 minutos, enquanto o trio percorre o circuito. Três trios se revezarão durante o trajeto, que terá três paradas para a troca de artistas. À meia-noite, o ritmo do ‘dois pra lá e dois pra cá’ dá lugar à queima de fogos e ao “Parabéns a Manaus”, que será puxado pelo amo do boi do Garantido, Tony Medeiros.

Pela primeira vez em 19 anos, a Ponta Negra será o cenário da festa que se consolidou com o formato de trios. A saída está programada para as 19h, nas proximidades da rotatória das Águas (próximo à entrada do Tropical Hotel), finalizando logo após as quadras instaladas no calçadão da orla do Rio Negro.

A abertura fica a cargo da banda Carrapicho, sob o comando de Zezinho Corrêa. Em seguida, sobem ao trio a banda Canto da Mata, Carlinhos do Boi, Arlindo Junior e a Marujada do Caprichoso, além de Israel Paulain com a Batucada do Garantido, David Assayag e Sebastião Junior, último cantor a se apresentar no trio.

Os bumbas de Manaus – Corre Campo, Boi Brilhante e Garanhão – encerram a noite a partir das 2h com apresentação cênica do auto do boi no Anfiteatro da Ponta Negra. As associações folclóricas prometem levar muita emoção com a presença dos itens oficiais no palco de frente para o rio Negro.

Exposição e visitação livres

A exposição ‘Onde Passo?’, que traz 24 imagens com olhar diferenciado de fotógrafos profissionais e amadores sobre o Centro Histórico de Manaus, estará aberta à visitação do público, das 9h às 13h, no Paço da Liberdade, localizado na praça Dom Pedro II. Quem for ao local, poderá participar da promoção que premiará as 100 primeiras pessoas que acertarem a localização das fotografias. Os ganhadores receberão um kit de postais impressos com as fotografias da exposição, que tem a curadoria do artista plástico Óscar Ramos.

O Teatro Amazonas (Centro), o Bosque da Ciência, no Inpa (Aleixo) e o zoológico do Cigs (São Jorge) estarão com visitação aberta durante o dia todo, das 8h às 17h, com entrada gratuita. A ação tem o apoio da diretoria de Turismo da Manauscult e tem por objetivo, fomentar o conhecimento dos pontos turísticos da cidade.

Para a diversão dos pequenos, o Parque Cidade da Criança preparou uma programação especial das 14h às 20h, nos dias 24 e 25, oficina de criatividade “Pintura Facial”,  brincadeiras populares, e a apresentação dos Menestréis Contadores de Histórias com o espetáculo “As aventuras da árvore seringueira”, em comemoração aos 346 anos de Manaus. No dia 25, haverá ainda sessão de fotos com os personagens Anna e Kristoff, de Frozen, e a exibição do filme “Sinbad – A Lenda dos Sete Mares”.

PROGRAMAÇÃO BOI MANAUS

CIRCUITO ITAÚBA 23/10
18h – 18h50 Leonardo Castelo
19h – 19h50 Renato Freitas
20h –  20h50 – Márcia Siqueira
21h – 21h50 – Prince do Boi
22h – 22h50 – P. A. Chaves
23h – 23h50 – Klinger Araújo
00h – 00h50 – Tony Medeiros
1h – 1h50 – Edilson Santana
2h – 2h50 – Carlos Batata
3h – 3h50 Junior Paulain

CIRCUITO PONTA NEGRA 24/10

19h – 19h50 – Carrapicho
20h – 20h50 – Canto da Mata
21h – 21h50 – Carlinhos do Boi
22h – 22h50 – Arlindo Jr. (Marujada)
23h – 23h50 – Israel Paulain (Batucada)
00h – 00h50 – David Assayag
1h – 1h50 – Sebastião Jr.
2h – 3h30 – Show (Corre Campo/ Brilhante/ Garanhão)

 

 

X