Vencedores do concurso ‘Onde Passo?’ recebem certificação

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Exposição fotográfica Onde Passo

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realizou a entrega dos certificados e kit de postais aos nove vencedores do 1º concurso fotográfico “Onde Passo?” nas categorias “Câmera fotográfica e Smartphone”. A solenidade ocorreu no Paço da Liberdade, na Rua Gabriel Salgado, s/n, no Centro Histórico.

Para o vice-presidente da Manauscult, José Cardoso, a realização do concurso surgiu para valorizar o olhar subjetivo dos fotógrafos para a cidade de Manaus. “A ideia de trazer a população ao Centro Histórico para defender a preservação e ressignificação deste lugar é o real motivo do Onde Passo?” disse.

Participaram ainda da ocasião o diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, o curador do Paço da Liberdade, Óscar Ramos, e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, representando o júri do concurso.

Os vencedores da categoria câmera fotográfica são: Chico Lima, Francisco Tote, Meire Botelho, Núbia Lima e William Ferreira. Os contemplados na categoria smartphone foram: Alessandra Natasja, Diogo Thompson, Milena Di Castro e Wellington de Souza. Suas fotos estão em cartaz na exposição “Onde Passo?” no Paço da Liberdade, e ficarão até o dia 30 de novembro, de segunda à sábado das 9h às 16h.

A comunicóloga Milena Di Castro venceu em 1º lugar na categoria smartphone. “A fotografia não está associada a aparelhos, mas ao olhar. É preciso estar sensível ao dia-a-dia, e não importa se é com uma máquina fotográfica ou smartphone, para alcançar novos voos na fotografia é preciso tentar, todos os dias”, afirmou ao relembrar os momentos que fotografava desde a infância.

Para o vencedor da categoria Câmera Fotográfica, Chico Lima, ter as fotos expostas no Paço da Liberdade foi o maior presente. “Sou cearense e Manaus me recebeu de braços abertos. Estas fotos são um agradecimento a esta cidade tão linda, por ter me acolhido tão bem. Ter três fotos minhas impressas em cartões postais me deixou muito feliz. Tenho certeza que este trabalho me abrirá novas portas”, afirmou Lima.

Ainda pela manhã, aproximadamente 80 alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Machado de Assis participaram de uma excursão no Paço da Liberdade. A pequena Vitória Mota, de 10 anos, ficou impressionada com as 24 fotos expostas do ‘Onde Passo?’. “Eu sei onde a maioria foi tirada e uma delas é a cúpula do Teatro Amazonas”, disse, em menção à foto de Milena Di Castro. “Fiquei ainda mais curiosa para redescobrir o Centro”, acrescentou Vitória.

 

Texto: Mayrlla Motta

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X