Visitantes trocam “selfies” por “retrato” em projeto no Centro

Foto: Divulgação

Quem visita a rua Bernardo Ramos, no Centro, desde o último fim de semana para participar do projeto cultural “As Portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro”, conta com uma nova atração, o “Espaço Retrato”. Sucesso entre os visitantes, como o próprio nome sugere, o local tem como principal objetivo eternizar em “retrato”, ou melhor, em fotografia, o momento em que as pessoas regressam um século e passam a viver na Manaus da “Belle Époque”, vestindo trajes e adereços daquele período. O projeto do Instituto Amazônia tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Uma das responsáveis por essa “viagem no tempo”, a diretora artística Lia Sampaio conta que a ideia surgiu de uma discussão em grupo com idealizadores do projeto. “Quando me apresentaram esse projeto, mergulhei nele. Fiquei apaixonada pelas pesquisas aprofundadas que fizeram sobre o que acontecia na rua Bernardo Ramos no século passado. Decidimos então, que a cada novo fim de semana, além do que já estava programado, iria entrar uma novidade. E de uma conversa em grupo, surgiu a ideia dos retratos dos visitantes”, contou.

E valorizando cada detalhe característico do século 20, os visitantes entram na brincadeira e trocam a tão popular “selfie” pelo “retrato”. “Eles fazem uma festa, formam fila para entrar no estúdio. Tem um fotógrafo que fica à disposição, das 17h às 22h. O espaço fica lotado, o primeiro fim de semana foi um sucesso  e acredito que vai ser assim até o último. Todos os figurinos são escolhidos cuidadosamente, tem sido prazeroso e um grande aprendizado”, comentou Lia.

O “Espaço Retrato” está localizado na garagem do Instituto da Amazônia, localizado na Bernardo Ramos, Centro Histórico de Manaus. Os visitantes que fizeram suas fotos podem conferir as imagens no site:http://www.vemprocentro.com

Exposição

Neste fim de semana, o projeto “As Portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro” funcionará apenas no sábado (21), e quem for ao local poderá conferir uma exposição inédita com fotografias feitas na rua Bernardo Ramos desde o início do projeto, em outubro deste ano.

Quatro fotógrafos acompanharam a programação durante todos os fins de semanas em que o projeto ocupou a rua e agora seus registros ficarão em exposição no espaço Amigos da Marinha. As fotografias são de Carlos Navarro, Gedeon Santos, Jorge Herrán e Selma Maia.

SERVIÇO

O quê: “As Portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro”

Quando: 21/11, a partir das 17h

Quanto: Gratuito

Onde: Rua Bernardo Ramos, ao lado do Paço da Liberdade – Centro

Deixe uma resposta

X