Manaus é classificada como uma das melhores cidades do Revezamento da Tocha Olímpica

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Manaus é classificada como uma das melhores cidades do Revezamento da Tocha Olímpica

Representantes das equipes nacional e internacional de Revezamento da Tocha Olímpica classificaram Manaus como uma das cidades com maior potencial entre àquelas que receberão a chama olímpica a partir do dia 3 de maio. Eles estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 22, no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC) para definir detalhes do percurso do símbolo dos Jogos Olímpicos, que chega à capital amazonense no dia 19 de junho.

“Manaus é uma das nossas maiores cidades dentro da operação e nossa expectativa é de que seja uma das melhores no Revezamento da Tocha Olímpica”, afirmou a gerente regional do Revezamento, Jenifer Oliveira. “Esperamos que consigamos transformar isso em sucesso. A cidade tem atendido todos os nossos objetivos e já está com planejamento avançado”, completou. A Tocha Olímpica percorrerá um total de 320 cidades, passando por todas as capitais e todos os Estados brasileiros até o início dos jogos, no dia 5 de agosto.

Além disso, segundo a gerente regional do Revezamento, Manaus terá a vantagem de ter um dia inteiro com a Chama Olímpica. “As cidades onde ela chega via área têm esse privilégio. Nas demais, onde o percurso é terrestre, chegamos a visitar quatro ou cinco cidades em um único dia”, afirmou. Durante o fim de semana, a equipe composta ainda por outra gerente regional do Revezamento, Amanda Cerqueira, e pelo diretor de operações internacional, Simon Wadley, percorrerão os pontos por onde a Tocha Olímpica passará em Manaus para demarcar o trajeto.

De acordo com o coordenador municipal dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Bernardo Monteiro de Paula, três municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) – Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo – deverão entrar no percurso da tocha como parte de operações especiais que estão em estudo. “Elaboramos um roteiro que possa contemplar nossas belezas naturais, pontos incônicos de Manaus e do Amazonas, e que também seja o mais democrático possível. Por isso, incluímos também as zonas Norte e Leste da cidade no trajeto da Tocha Olímpica”, afirmou.

Uma grande celebração na praia da Ponta Negra, Zona Oeste, está sendo preparada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), após percurso de aproximadamente 33 quilômetros dentro de Manaus. “Serão 180 condutores ao longo dessa rota cujos nomes serão divulgados em fevereiro, logo após o Carnaval”, explicou Bernardo Monteiro de Paula.

A Ponta Negra também será palco do Live Site de Manaus, espaço público utilizado para promover a festa do esporte por meio da exibição de filmes, realização de eventos e atividades para todas as idades, nos mesmos moldes do Fifa Fan Fest.

Na capital amazonense, os jogos acontecerão nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Nos dois primeiros haverá duas rodadas de futebol masculino por dia. No último, dois jogos femininos encerram a participação de Manaus nos Jogos Olímpicos 2016, sendo um deles com a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. As demais seleções serão conhecidas até março, quando acontecem os sorteios.

Revezamento

Arena da Amazônia, Mercado Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas, Paço da Liberdade, Ponte Rio Negro e Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, entre outros locais, estão entre os pontos por onde a Tocha Olímpica deverá passar.

Símbolo maior dos Jogos Olímpicos, a Tocha Olímpica representa os valores de paz, união e amizade. A chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.

A Tocha Olímpica Rio 2016 traz ainda elementos que representem a brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

Segurança

Na próxima segunda e terça-feira, 25 e 26, todo o projeto Olímpico de Manaus será apresentado para os órgãos que integram os comitês Municipal e Estadual dos Jogos Olímpicos 2016, durante o 1° Workshop de Alinhamento Institucional, na sede do Governo do Amazonas.

De acordo com o coordenador estadual dos Jogos, Mário Aufiero, a ideia é aproveitar a represença dos representantes do Revezamento da Tocha Olímpica para alinhar a operação. “É o momento em que teremos a aprovação do nosso roteiro e das operações especiais nos três municípios: Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo”, disse. “São grandes distâncias a serem percorridas, mas mesmo assim estamos preparando grandes surpresas envolvendo nossas belezas naturais e povos tradicionais”, completou.

De acordo com o secretário executivo adjunto de planejamento e gestão integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Dan Câmara, o Plano Tático de Segurança está consolidado e aguarda somente os ajustes do roteiro para ser aplicado. “Todo este roteiro, paradas e eventos estão sendo mapeados. Já fizemos inclusive testes. Vamos empregar nossos recursos de segurança em todos esses ambientes. É uma operação complexa, mas posso afirmar que estamos trabalhando para sermos reconhecidos como serviço de excelência nesse quesito”, disse.

Ao todo, mais de 20 órgãos compõem o grupo temático de Segurança para Grandes Eventos, entre eles as Forças Armadas, Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM),  Corpo de Bombeiros, Departamento Estadua de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Guarda Municipal, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X