Único cinema no interior do Amazonas homenageia Óscar Ramos em banda de Carnaval

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

O artista plástico e cenógrafo amazonense Óscar Ramos é o grande homenageado, este ano, da “Banda do Cinema do Dibão”, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Óscar Ramos, que atualmente é o curador de artes do Museu Paço da Liberdade, da Prefeitura de Manaus, nasceu em Itacoatiara e é um grande apoiador do cinema amazonense, com uma significativa carreira nacional e internacional como diretor de arte.

A banda foi criada há cinco anos, em homenagem a Dib Barbosa, fundador do “Cine Theatro Dib Barbosa” – único no interior do Estado do Amazonas. O evento carnavalesco será realizado no próximo dia 30, abrindo o Carnaval no município, com o tema e samba enredo “Óscar Ramos, estrela mais que brilhante”.

Ramos foi premiado várias vezes no Festival de Cinema de Gramado e de Brasília, além de assinar a capa dos principais discos de grandes artistas brasileiros como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia nos anos 70, época de grande efervescência cultural, quando o País vivia o regime militar. Entre as produções cinematográficas, destaca-se “Menino do Rio” (1981) e a saga Tainá.

Socorro Paulain, uma das fundadoras e organizadoras da “Banda do Cinema do Dibão”, ao lado de Júlio César Dib, Thirso Munhoz e Aderson Dib, explicou que o “Cine Theatro” foi reinaugurado em dezembro de 2009 e hoje passa por sérias dificuldades financeiras para continuar funcionando.

“O local se mantém somente com recursos próprios e atualmente a exibição de um filme, quando lançado no circuito nacional e internacional, tem um custo muito alto”, disse Socorro, destacando a escolha de Óscar Ramos como homenageado por sua estreita e importante relação com a sétima arte, tendo realizado trabalhos com outros nomes importantes como Antônio Calmon, Bruno Barreto e Ivan Cardoso.

Essa é a quinta edição da “Banda do Cinema do Dibão”, que abre o Carnaval de Itacoatiara com atrações como Canto da Mata, Israel Paulain, Felipe Júnior, Banda Vai que Cola de Itacoatiara, entre outras atrações locais. A banda se concentra na frente do cinema, a partir das 20h, e é aberta ao público, com entrada gratuita.

SERVIÇO

O quê: Banda do Cinema Dibão

Quando: 30/01 (sábado), a partir das 20h

Onde: Em frente ao “Cine Theatro Dib Barbosa”, Itacoatiara – AM

Quanto: Gratuito

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X