Mulheres comandam show de encerramento do projeto Apoena em escola da zona Norte

Foto: Divulgação

O trio de rap MC Cida Aripória, MC Branquela e DJ Negro Lamar comandam o show musical “O Rap Tem Poder”, nesta quinta-feira, 28, às 19h30, na Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assunpção, Riacho Doce 3. No mesmo dia, a cantora Elisa Maia também subirá ao palco e fará um show especial que marca o término do projeto de ocupação artística “Apoena: Arte na Zona Norte/AM”. O projeto encerra as atividades na escola na sexta-feira, 29, após um mês de atividades culturais.

Idealizado pela artista e produtora cultural Francis Baiardi, nesta temporada o projeto Apoena já passou por duas escolas municipais e, no mês de maio, seguirá para a Comunidade Católica São Mateus, na Cidade Nova. Para a produtora, o resultado até agora tem sido satisfatório. “É imensamente gratificante ver o envolvimento dos jovens com a arte. A dedicação, o interesse. O Apoena está em atividade desde fevereiro, levando aos alunos das escolas música, dança, teatro e artes plásticas, por meio de apresentações e oficinas. Estamos finalizando mais uma etapa satisfatória”, analisou.

Para o show, MC Cida promete mais uma apresentação temática. Segundo ela, a ocupação cultural tem como objetivo mostrar a importância da mulher no movimento hip-hop e a autoaceitação feminina, “para que nenhuma mulher se sacrifique em busca de padrões de beleza”.

Durante as apresentações serão abordados os temas negritude como resistência e o protagonismo feminino na cultura hip-hop. “Minha expectativa para esse show é que os estudantes entendam que a música (rap) tem informação, conteúdo, e que muitas vezes é mal interpretada”, explica MC Cida.

Na mesma pegada, Elisa Maia também se apresenta levando ao público canções de novas cantoras negras da Música Popular Brasileira (MPB), além de composições próprias. A cantora também vai dialogar com o público, abordando temas como racismo, feminismo e autoestima.

O projeto Apoena foi contemplado pelo Edital de Ocupação Artística 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e está em execução desde o dia 18 de fevereiro, quando estreou na Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães. De 2 de maio a 2 de junho, as atividades do Apoena ocorrerão na Comunidade Católica São Mateus.

SERVIÇO 

O QUÊ: Show musical de hip-hop e Elisa Maia

QUANDO: 28 de abril, às 19h30

ONDE: Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assunpção, no Riacho Doce III, Zona Norte


Texto: Karyme Dibo

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X