Semana de Museus tem palestra sobre arqueologia do Centro

Foto: Alexandre Fonseca/Divulgação Obras históricas na Avenida Eduardo Ribeiro

Dando continuidade às atividades da 14ª Semana de Museus, nesta sexta-feira, 20, as arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira ministrarão a palestra “Manaus para Inglês Ver”, no Les Artistes Café Teatro, de 15h às 16h30. O bate-papo integra as ações da Prefeitura de Manaus dentro da programação nacional do evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

“Todos os anos Manaus integra o circuito nacional da Semana com programação voltada à discussão e contextualização dos temas propostos nacionalmente, além da atenção ao público, que passa a ter vários atrativos para conhecer cada vez mais o acervo disposto nesses espaços culturais da cidade. Nosso trabalho vem de encontro a esse resgate, com eventos que procuram inserir o museu na programação, a exemplo do Passo a Paço”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

A arqueologia no Centro Antigo de Manaus, mais especificamente relacionada à requalificação da avenida Eduardo Ribeiro, será o tema principal da palestra. O projeto em andamento consiste em devolver à avenida Eduardo Ribeiro e, consequentemente ao Centro Antigo, o seu piso original.

A Praça da Matriz também será tema da apresentação, que será aberta ao público, mas com foco no campo arqueológico. Segundo Vanessa Benedito, o objetivo é não somente abordar as modificações na paisagem – tema escolhido internacionalmente para a Semana de Museus -, mas também apresentar o trabalho de arqueologia desenvolvido durante os últimos meses no Centro Histórico.

“Todo o material arqueológico evidenciado comprova o trabalho dos historiadores que discutem a transformação do Centro Antigo de Manaus numa grande vitrine para o inglês ver, ao mesmo tempo em que modificava a aparência bucólica para uma aparência europeia”, explicam.

Programação nacional

A 14ª Semana de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), iniciou no dia 16, com uma série de atividades em 14 museus de Manaus. A capital amazonense integra, junto de outras 26 cidades brasileiras, a programação nacional que inclui outros 1.222 museus. No Paço da Liberdade, Praça Dom Pedro II, por exemplo, estão ocorrendo visitas guiadas. No último dia 17, a arquiteta Ana Lúcia Abrahim, responsável pela Assessoria de Projetos da Manauscult, abordou o tema “Paisagens culturais” em palestra no Les Artistes Café Teatro.

SERVIÇO 

O quê: 14ª Semana de Museus – Palestra “Manaus para inglês ver”, com Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira

Quando: 20 de maio, das 15h as 16h30

Onde: Les Artistes Café Teatro, Avenida Sete de Setembro, 377, Centro

Quanto: Gratuito


Texto: Karyme Dibo

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X