Companhia “A Rã Qi Ri” divulga calendário de espetáculos

Foto: Divulgação Espetáculo "Recriando Mitos Tikunas", da Cia A Rã Qi Ri

A Companhia Teatral “A Rã Qi Ri” prepara a apresentação de dois espetáculos teatrais para o mês de junho. A primeira peça encenada será “Recriando Mitos Tikuna”, no dia 4, no Les Artistes Café Teatro, e no dia 9, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Já no dia 5, será a vez de “Retratos de Qorpo Santo”, no Café Teatro, e dia 10, também na Ufam.

Dirigida por Nereide Santiago, a peça “Recriando Mitos Tikuna” – que tem tradução em Libras – é a retratação da cultura indígena da tribo Tikuna, onde os mitos dessa etnia são contados e encenados, principalmente os que se referem à criação. “O ritual da Moça Nova será recriado em dramatização que envolve a participação de espectadores”, explica a diretora.

Nereide também dirigiu a peça “Retratos de Qorpo Santo”, onde trabalhou as cenas do cotidiano de uma família cujas preocupações e ações são dramaticamente levadas ao absurdo. “O texto é cheio de ironia e trata das relações das personagens com o governo, com as instituições, inclusive a própria família”, conta a diretora.

Os projetos da Companhia Teatral “A Rã Qi Ri” foram contemplados com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As apresentações serão gratuitas, a partir das 19h, com indicação de faixa etária a partir dos 14 anos. Na Ufam, as peças serão encenadas no bloco do Curso de Artes da UFAM, bloco Mário Ypiranga, sala 6. Já o Les Artistes Café Teatro fica na Avenida Sete Setembro, 377, Centro.

Programação:

“Recriando Mitos Tikunas” (Espetáculo com Tradução em Libras)

Dia 04/06 – 19h

Les Artistes Café Teatro – Avenida Sete de Setembro, 377, Centro

Dia 09/06 – 19h

Curso de Artes da Ufam – Bloco Mário Ypiranga – Sala 6

“Retratos de Qorpo Santo”

Dia 05/06 – 19h

Les Artistes Café Teatro – Avenida Sete de Setembro, 377, Centro

Dia 10/06 – 19h

Curso de Artes da Ufam – Bloco Mário Ypiranga – Sala 6


Texto: Karyme Dibo

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X