Edital prevê apoio a grupos do 60º Festival Folclórico do Amazonas

Foto: Ingrid Anne / Manauscult Oito grupos folclóricos se apresentam no segundo dia de disputa na Categoria Bronze

Sessenta e três grupos folclóricos pertencentes à categoria Prata do Festival Folclórico do Amazonas têm até quinta-feira, 28, para apresentarem documentação junto à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e garantirem o apoio financeiro de R$ 9 mil para cada agremiação. O convênio atenderá os requisitos previstos no Edital de Chamada Pública nº 003/2016, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), da última segunda-feira, 25.

Compõem a categoria Prata os grupos que ascenderam da categoria Bronze, durante o 59º Festival Folclórico do Amazonas, em 2015, bem como os grupos que desceram da categoria Ouro, onde disputam os principais bumbás de Manaus, conforme regulamento.

Os grupos que não estiverem com documentação em dia para receber o apoio, ainda poderão se apresentar durante o 60º Festival Folclórico, que este ano será realizado no CSU Parque 10. As danças integrantes da Categoria Prata se apresentam a partir do próximo dia 7 de agosto. Caso não se apresente, o grupo deixará de integrar a disputa.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, do total repassado a cada agremiação, 10% será destinado à premiação dos grupos. “Os editais da Manauscult buscam a transparência do processo de convênio e garantem uma participação democrática e a profissionalização dos grupos. Teremos uma bela disputa este ano, mantendo a tradição do folclore popular em Manaus”, afirmou. Ele lembra ainda que todos os itens do edital foram debatidos previamente com representantes das agremiações.

Poderão participar as pessoas jurídicas sem fins lucrativos, comprovadamente atuantes no folclore há pelo menos três anos, sediadas no município de Manaus e que estejam adimplentes com as prestações de contas dos recursos recebidos nos anos anteriores. Dúvidas e esclarecimentos poderão ser feitos por meio dos telefones (92) 3215-3447 e 3215-3120 ou, presencialmente, na sede da Manauscult, que fica na avenida André Araújo, nº 2.767, Aleixo, de 8h às 14h.

SERVIÇO

O que: Edital de apoio à categoria Prata do Festival Folclórico do Amazonas

Quando: 26 a 28 de julho, das 8h às 14h

Onde: Avenida André Araújo, nº 2.767, Aleixo

Contato para dúvidas: (92) 3215-3447 e 3215-3120

BOX

Categoria Prata Quantidade
Boi Bumbá Regional 2
Boi Bumbá Tradicional 1
Cacetinho 2
Ciranda 6
Dança alternativa 1
Dança Internacional 4
Dança Nacional 3
Dança Nordestina 6
Dança Regional 2
Quadrilha Cômica 5
Quadrilha Duelo 5
Quadrilha Tradicional 23
Garrote Regional 1
Tribo 2
Total 63

Texto: Steffanie Schmidt

Fotos: David Batista e Ingrid Anne/Manauscult

Deixe uma resposta

X