Artistas participam de Programa de Residência em Dança em Manaus

No dia 5 de setembro inicia em Manaus o “Programa de Residência Jovens Criadores no Amazonas 2016” que tem como principal objetivo contribuir para formação e aperfeiçoamento de dançarinos, atores, performers e estudantes de artes cênicas.

O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio de Conexões Culturais 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e será executado até dezembro.

O programa está dividido em residências teóricas e práticas: a “Jovem Criadores no Amazonas”, a “Teórica: Uma breve historiografia da dança contemporânea” e “Movimentação e Desenho em Manaus”. Comandadas, respectivamente, pelos artistas formadores Getúlio Lima e Adriana Goes, Christine Greiner e Rob List.

De acordo com a idealizadora do programa, Damares D’Arc, o projeto formação artística “Jovens Criadores no Amazonas” é uma residência em dança contemporânea e performance em que 20 “jovens criadores” terão a oportunidade de ampliar sua formação, através da imersão em um ambiente criativo e experimental.

As residências têm como proposta artística/pedagógica o estudo em arte e a produção de conhecimento por meio da criação artística. Este ambiente será um lugar propicio para novos diálogos, reflexões e diferentes conhecimentos sobre questões que envolvem a criação em arte.

Setembro

Em setembro, as atividades iniciam com a Residência Teórica coordenada por Christine Grainer, de 5 a 9 de setembro, turno matutino e vespertino. De 12 a 16 de setembro, ocorre o “Espaço para a pesquisa individual e coletivo”.

De 19 a 30, é a vez da Residência com Getúlio Lima e Adriana Goes. A programação segue até dia 6 de dezembro quando encerra com a Mostra Jovens Criadores. As residências ocorrerão no Casarão de Ideias, na Rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro.

Cronograma

5 a 9/9: Residência Térocia: Uma breve historiografia da dança contemporânea com Christine Greiner

12 a16/9: Espaço para a pesquisa individual e coletivo

19 a 30/9: Residência Jovem Criadores no Amazonas

03 a 15/10: Espaço para a pesquisa individual e coletivo

17 a 28/10: Residência com artista convidado

31/10 a 11/11: Espaço para a pesquisa individual e coletivo

14 a 25/11: Movimentação e Desenho em Manaus

28 a 2/12: Espaço para a pesquisa individual e coletivo

05 e 06/12: Mostra Jovens Criadores

Contato para entrevista: Damares D’Arc: 98265-4665

Texto: Mônica Figueiredo

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X