Bonecos reciclados se apresentam no último dia do Festival Curumim

Foto: Divulgação Festival de Bonecos

No sábado, dia 1º de outubro, último dia do Festival Curumim de Teatro de Bonecos, a “Cor e Ação” apresentará o espetáculo “A Turma do Utilixo”, no Largo de São Sebastião, Centro Histórico de Manaus, às 18h.

A obra é adaptação de um livro infantil e fala sobre reciclagem e coleta seletiva. Todos os bonecos foram confeccionados com material reciclado como garrafas pet, papelão e latas de metal. A personagem “Plastilda”, por exemplo, “nasceu” a partir de uma garrafa pet. Já o “Metaleiro” foi feito com uma lata de óleo e o “Papenildo” produzido com papelão.

Dorothea Parente Cunha, diretora da peça, explica que o objetivo é mostrar que qualquer pessoa pode confeccionar um fantoche a partir de materiais simples que na maioria das vezes são descartados no lixo.

A paixão de Dorothea pelo teatro de fantoches surgiu quando sua mãe, Maria Parente Cunha, criou o grupo “Tambarola”, onde eram produzidas diversas peças como clássicos da Disney e até mesmo peças regionais com lendas amazônicas. A partir daí, em 2012, Dorothea criou a “Cor e Ação de Eventos”, na qual trabalha com teatro de fantoche entre outros nichos.

Durante a apresentação também serão feitas brincadeiras educativas com as crianças para que elas pratiquem a coleta seletiva.

“Este tema deveria estar sempre ‘na moda’, porque são dessas pequenas ações que o planeta precisa. Depois de assistirem essa apresentação as crianças já começam a cobrar dos pais ações concretas na contribuição para uma cidade limpa e isso nos dá muita alegria”, afirmou.

Festival

Além da “A Turma do Utilixo”, se apresenta no último dia do Festival Curumim, a  Cia. De Teatro Nu Escuro, de Goiania, com o espetáculo “Plural”. A Faixa etária é de 12 anos.

Contemplado pelo edital de Conexões Culturais 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o Festival Curumim de Teatro de Bonecos realizará oficinas de confecção e manuseio de bonecos na concepção teatral a partir do dia 28 de setembro até o dia 1º de outubro.

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X