Sabor amazônico no cardápio dos chefs do Passo a Paço

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Sabor amazônico no Passo a Paço

Os sabores dos temperos regionais não poderiam ficar de fora do cardápio dos chefs que estarão presente na terceira edição do Passo a Paço, evento de ocupação cultural que será realizado no sábado, 23, e domingo 24, no Centro Histórico de Manaus, a partir das 16h. E para este edição, os chefs apostaram num menu que inclui pirarucu, queijo coalho, tucumã, açaí e frutas como cupuaçu e taperebá.

Entres os estabelecimentos que levarão sabores amazônicos ao evento estão: “Zefinha Bistrô” com cardápio que inclui “cubos de pirarucu com baião de dois”; ”Gourmet Amazônico” com filé de pirarucu e carne de sol com queijo coalho; “YoguMania Gelato Italiano” com picolés de frutas regionais e gelato; “Chef Ramiro Hitotusi com o “pastel Cabocão”, além de barracas de tacacá.

A chef Selma Reis, do Zefinha Bistrô contou que seguirá com a linha da comida de raiz amazônica, presente diariamente no cardápio de seu restaurante. ”São sabores que remetem à infância, pratos regionais com um toque a mais, para fugir do comum”, explicou.

Ariane Dantas, do “Gourmet Amazônico também valorizará a essência. “Preparar o Filé de Pirarucu não tem mistério, mas temos um tempero especial. Tem gente que acrescenta acompanhamentos, mas nós quisemos manter a essência do prato. O máximo que colocamos são ervilhas”.

Já o “Chef Ramiro Hitotusi” decidiu inovar e criou o “Pastel Cabocão” especialmente para levar ao Passo a Paço. “O pastel é recheado com tucumã, queijo coalho, cará roxo, ovo e pirarucu seco e foi criado para comemorar o aniversário da nossa querida cidade, por isso ele recebeu esse nome e foi feito com ingredientes da nossa terra”, explicou.

De acordo com Mariana Verçosa da iogurteria “YoguMania Gelato Italiano” foram escolhidos três produtos para serem levados ao Passo a Paço. “Iremos levar mini-picolés artesanais, feitos com produtos regionais como Cupuaçu, acaí, tapioca e taperebá. Queríamos inovar, então levaremos o crumble de cupuaçu com brigadeiro e o de castanha com cupuaçu que são misturas inusitadas”, afirmou.

O Passo a Paço é um dos eventos que integram a comemoração dos 347 anos da cidade de Manaus, juntamente com o Boi Manaus e realizará uma Feira Gastronômica, onde estarão presentes 40 Chefs, restaurantes, Food Trucks e Food Bikes, os quais servirão diversos tipos de comidas, inclusive pratos regionais.

Texto: Karyme Dibo

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X