Grupos celebram tradição no boi bumbá durante comemoração do aniversário da capital

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Grupos comemoram participação no Boi Manaus 2016

Bailarinos, coreógrafos e apaixonados pelo Boi Bumbá. Neste sábado, 21, os grupos de dança dos Bois Caprichoso e Garantido vão celebrar a tradição da dança “dois pra lá e dois pra cá” durante o Boi Manaus 2016. A festa é promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em comemoração aos 347 anos de Manaus.

Desde 1996 o grupo de dança “Somos um show”, do Garantido, ensina os passos do ritmo bumbá. De lá para cá, são 20 anos de história que coincidem com os 20 anos do Boi Manaus. Segundo o coordenador Rivaldo Pereira, que está à frente da equipe desde o início, nesta edição cerca de 70 bailarinos se apresentação e prometem fazer uma apresentação especial.

Para o coreógrafo Allan Chagas, que este ano comemora sua vigésima participação no Boi Manaus junto à equipe do Garantido, o amor pela dança nasceu pouco antes do surgimento do grupo e desde lá houve grande crescimento profissional. “Desde o inicio a dedicação de quem participava da dança era muito intensa, por esse motivo, sempre ensaiávamos muito para que a apresentação fosse a melhor possível. Hoje, como coordenador do grupo, procuro manter essa essência do ritmo para os novos talentos”, contou.

O Corpo de Dança do Caprichoso (CDC), fundando em 1998, celebra seus dezoito anos nesta edição com alegria e gratidão. Segundo a coordenadora Edinalda Sampaio, no Boi Manaus 2016, aproximadamente 22 bailarinos estão ensaiando para fazer bonito durante a festa.

O bailarino Eric David contou que teve seu primeiro contato com o ritmo aos dezesseis anos e se apaixonou. No período de 2007 a 2015 foi convidado para ser coreógrafo dos itens femininos do Festival de Parintins. Segundo ele, todos esses anos colaborando para o crescimento do movimento é uma realização pessoal. “É um misto de felicidade e recordação. É muito gratificante repassar esse trabalho para os novos dançarinos, além de representar o Boi da melhor maneira”, afirmou.

Boi Manaus 2016

O Boi Manaus 2016 será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, para comemorar os 347 anos de Manaus. No primeiro dia, o circuito será na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste. No segundo, a festa – também em formato de circuito – será na Ponta Negra, zona Oeste. Ao todo, se apresentam nos dois circuitos mais os esquentas quase 30 atrações. A programação está disponível em: bit.ly/manaus347.

Texto: Milena Soares

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X