Fernanda Montenegro interpreta texto de Nelson Rodrigues em apresentações no Café Teatro

Foto: Divulgação Apresentação Nelson Rodrigues por ele mesmo

Percorrendo espaços de teatro alternativos, fora do circuito tradicional, a atriz Fernanda Montenegro vem apresentando, em todo o País, sua interpretação do texto “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, adaptação feita por ela do livro homônimo de autoria da filha do dramaturgo carioca, Sônia Rodrigues. Em Manaus, ela fará a encenação em três sessões, no domingo, 23 e na segunda-feira, 24, dentro da programação do Passo a Paço, em comemoração aos 347 anos da cidade.

“É mais um encontro, menos histriônico. É algo mais próximo da palavra dele (Nelson Rodrigues), do sentimento mesmo dele, sem interferência de espetáculo ou com visão de direção. É um momento de pegarmos autores brasileiros como ele, sejam poetas, dramaturgos, e abordamos eles por eles mesmos. E isso é muito rico no caso do Nelson porque ele nunca se poliu de nada, criando uma linguagem essencial, muito própria da alma do brasileiro”, afirma a atriz.

Não por acaso, segundo ela, o autor é tão conhecido pelo público, principalmente por conta de seu posicionamento desnudo diante do drama humano. Essa experiência ela adquiriu ao longo das apresentações que incluem um bate-papo com a atriz após a leitura dramatizada do texto. “Conversamos sobre o que eles já ouviram ou leram ou sobre o que conhecem do Nelson e claro, num encontro de uma atriz com uma plateia, que no fundo é a sua família de opção, a gente parte até para um diálogo maior, mais amplo”, afirma.

A atriz recorda ainda que esteve em Manaus pela última vez na década de 90 e conta que está ansiosa com o retorno à capital amazonense. “Só quero dizer que estou muito feliz em voltar a Manaus, que é uma terra linda, maravilhosa. Já tem 20 anos que estive na cidade e fui muito bem recebida. Será um grande prazer outra vez”,  afirmou.

Apresentações

Fernanda Montenegro fará a leitura dramática do texto “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, em três sessões gratuitas: no domingo, 23, às 20h e na segunda, 24, às 17h e 20h, no Les Artistes Café Teatro.  A distribuição de senhas para o público ocorrerá 1h antes das sessões, no local.

Passo a Paço

O evento de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus será realizado nos dias 23 e 24.  A programação inclui, além de teatro, dança, música, artesanato e gastronomia. O evento começa às 16h e a programação completa está disponível no link bit.ly/manaus347.

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X