Natal no Paço reúne famílias, artistas e artesanato

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Luzes, som, teatro e muita emoção marcaram o segundo dia do Natal no Paço, neste domingo, 11. O segundo dia de programação natalina em Manaus contou ainda com a última edição da Feira do Paço deste ano, que reuniu artesãos e gastronomia desde o sábado na praça Dom Pedro II, em frente ao Paço da Liberdade.

“A Prefeitura tem intensificado ações de revitalização do Centro Histórico e neste final de semana tivemos aproximadamente 3,5 mil pessoas circulando no Paço da Liberdade e entorno, com uma programação que reúne e valoriza nossos artistas, além de celebrar com o público o clima de Natal”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Bernardo Monteiro de Paula.

A programação teve início às 17h, com apresentação do Coral São Vicente, composto por crianças e adultos da comunidade do entorno do Paço da Liberdade. Dona Maria de Nazaré Espenza, 90, foi um dos destaques. Ela encantou o público com talento, energia e simpatia. “Estou muito feliz com o primeiro ano do coral e fiquei muito emocionada com a nossa apresentação. Muita honra em ter a oportunidade de fazer parte desta família do Coral São Vicente junto com as minhas netas”, contou.

Outros seis corais se apresentam neste domingo. O “Espetáculo de Natal”, com personagens natalinos encenados por artistas do Parque Cidade da Criança foi um dos pontos altos da noite. Ao final, os artistas pararam para tirar selfies com o público.

A cantora amazonense Karine Aguiar apresentou, em um pocket show, canções do seu novo ábum “Organic”, que leva a assinatura do jazzista norte-americano Matthew Parrish. “É uma alegria apresentar esse CD que fala do amor nesta época que traz essa mensagem. É um álbum que reúne nossos compositores, que venho valorizando desde 2012, e que abre espaço para que sejam conhecidos juntamente de compositores já consolidados no cenário mundial”, afirmou a cantora.

A Feira de gastronomia e artesanatos também fez a alegria do público. “É importante incentivar todos esses corais para que eles continuem fazendo um belíssimo trabalho. E em relação ao Paço da Liberdade, eu achei interessante a iniciativa da Prefeitura em realizar esse tipo de evento, para trazer mais visibilidade ao local e atrair a população pra cá”, afirmou a agente de proteção Francisca Guimarães.

Prevenção

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), esteve presente no “Natal no Paço”, atuando com a Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Trabalho Infantil. O evento natalino é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult.

A ação teve como principal objetivo, orientar os pais e responsáveis sobre a violação dos direitos das crianças. “Estivemos presentes durante todo o ano, em grandes eventos, com a campanha. Aqui, pudemos também encontrar muitas famílias, que foram orientadas a estar atentas sobre a venda de bebidas alcóolicas, trabalho infantil e exploração sexual. Podemos perceber que conseguimos realizar um bom trabalho, com a população que já aderiu à campanha e tem maior conscientização sobre os crimes realizados contra nossas crianças”, disse a Diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semmasdh, Mirella Lauschner.

Outra atividade que faz parte da ação é divulgar os canais de denúncia 0800 092 1407 e 0800 092 6644, que de janeiro a novembro de 2016, receberam um total de 828 ligações sobre violação de direitos humanos, sendo 702 voltados ao grupo de crianças e adolescentes. A maioria dos casos envolve negligência, maus tratos e agressão física. Além dos dois disques municipais, a população pode denunciar por meio do Disque 100 (nacional).

Festival Amazonas de Corais - Natal no Paço 11/12/2016

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X