Mercado Adolpho Lisboa é tema de Série na TV Brasil

Foto: Divulgação/Subsemch Mercado Municipal Adolpho Lisboa é tema da Série ‘Mercados’ da TV Brasil

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é o palco do terceiro episódio da série ‘Mercados’, produzida pela Sete Personagens Produções Culturais Ltda., que está visitando 13 empórios tradicionais de alimentos em todo o Brasil, enfocando não só a história de prédios com mais de um século de existência, mas, principalmente a variedade de alimentos regionais e histórias de vida dos permissionários.

“Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar, como o ‘x-caboquinho’ do Amazonas e a ‘guariroba’, de Goiás. Antes eu achava que ‘bacuri’ era um peixe. Hoje sei que é uma frutinha do norte do Brasil com sabor bem peculiar. O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e sabores do Brasil”, destacou a apresentadora Geovanna Tominaga.

A edição do Adolpho Lisboa teve a participação do Chef Felipe Schaedler que fala da culinária da região dentro do Mercado. O programa destaca ainda, a imponência e a arquitetura do prédio, bem como produtos regionais como tucumã, cupuaçu, tucupi, farinha do Uarini e o sanduíche X-caboquinho. A apresentadora também atravessou o Rio Negro de barco, para conhecer o prato pirarucu à casaca, preparado  por uma cozinheira local. No quadro ‘Eu me lembro’, o bailarino amazonense Gentil Sabino relembra seus alimentos favoritos em Manaus.

Segundo a autora e diretora da série, Mariana Alvim, escrever e dirigir ‘Mercados’ foi um aprendizado para a equipe, que vai mostrar não só a identidade gastronômica brasileira, mas também a formação de alguns mercados, que são verdadeiros monumentos históricos em todo o Brasil.

“A cada entreposto de alimentos, uma história socioeconômica local se abria para nós. Encontramos brasileiros, comerciantes especiais, com orgulho da oferta de tucumã, pequi, maniva, ervas medicinais, queijo coalho etc… É uma riqueza de produtos e uma história humana sempre em cada banca de mercado, em cada cantinho que a câmera se aproximava. É uma verdadeira viagem pelos nossos mercados”, enfatizou Mariana Alvim.

Para o diretor da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, é sempre motivo de orgulho para o manauara ter o Mercado Municipal Adolpho Lisboa como inspiração para trabalhos que são mostrados em todo o Brasil. Não só pela história do prédio centenário, mas, principalmente pelo sabor exótico de sua culinária e pela variedade de produtos regionais.

“Os mercados municipais contam um pouco da história da cidade ao redor do mundo e aqui não seria diferente. Após o restauro, concluído nesta gestão, não apenas manauaras voltaram a frequentar o local, mas as agências de turismo também passaram a incluir em seus roteiros o Mercado Municipal Adolpho Lisboa para mostrar o nosso tempero, o artesanato manauara. O Mercado é uma réplica do Les Halles, mercado de Paris, que não existe mais. Então, quem quiser conhecer como um dia foi este prédio pode vir a Manaus”, afirmou Bernardo Monteiro de Paula.

O programa que mostra a Série Mercados vai ao ar no próximo sábado, 21, pela TV Brasil, a partir das 15h15, hora local, canal 166, Sky.

Comentários

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões
X