Esquenta da Banda do Jaraqui abre alas para o Carnaval 2017

Foto: Steffanie Schmidt/Manauscult Esquenta da Banda do Jaraqui - Carnaval 2017

Ali, embaixo das árvores, há tempo para a palavra e para a canção. Há espaço para debates e para a poesia. E há abertura para todos que queiram se manifestar seja politicamente, musicalmente ou livremente. “Quem quiser, pode chegar. Aqui é o espaço da liberdade”, afirma Paulo Onofre Lopes de Castro, um dos responsáveis pelo projeto Jaraqui, que deu origem à Banda do Jaraqui.

Neste sábado, 10, eles deram as boas-vindas ao Carnaval de rua 2017 com o esquenta da banda. Músicos entoando tradicionais marchinhas saíram pelas ruas do Centro anunciando que a festa mais brasileira de todas começou.

O convite é para ocupar o banco e as sombras da praça: desde 2013, poetas, professores, escritores e artistas se reúnem na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia. A partir desses encontros nas manhãs de sábado, com “15 minutos para a fala e 15 minutos para a música”, como explica Paulo Onofre, surgiu a Banda do Jaraqui, em 2014.

“Parece recente porque esta é uma retomada, uma renascença de um movimento que começou com o professor Frederico Arruda, em 1978 e que foi até 1982. Mas somos oriundos da velha guarda da Bica”, afirma Paulo Onofre.

Ao lado do professor Ademir Ramos, ele organizou uma seleção de marchinhas para o Carnaval deste ano. As oito finalistas estão em um CD, disponível para aquisição junto aos organizadores. “A idéia veio depois que um irmão meu chegou do Rio de Janeiro dizendo que tinha participado de um Festival de Marchinhas na Lappa. Foi aí que pensei: vamos fazer aqui”, disse Paulo Onofre.

“Aqui é um lugar que não podemos deixar esquecido: foi o coração de muitas manifestações políticas e culturais, além de estar bem no Centro da cidade, lugar que traz gente de todo o canto e que recebe bem os turistas. Não queremos inventar a pólvora, estamos aqui para somar com o Carnaval da cidade”, afirma o escritor e militante político, J. Alves.

Esquenta da Banda do Jaraqui - Carnaval 2017

Foto: Steffanie Schmidt/Manauscult

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X