Educandos promove 26ª edição da Banda Bhaixa da Hégua

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Banda da Bhaixa Hégua - Carnaval 2016

A tradicional Banda da Bhaixa da Hégua ganhará as ruas do bairro Educandos, zona Sul de Manaus, neste domingo, 19. Esta é a 26ª edição da banda que tem sua fama e irreverência registradas no carnaval de rua de Manaus. A festa será na rua Inocêncio de Araújo, a partir das 16h.

O presidente da banda, Alcides Castro, conta que a Bhaixa da Hégua, que hoje arrasta mais de 30 mil foliões, surgiu no ano de 1991, durante o governo do presidente Fernando Collor, quando não haveria carnaval em Manaus. Na ocasião, um grupo de amigos se reuniu e criou a Banda Bhaixa da Hégua, hoje uma das mais tradicionais da cidade.

Um fato curioso, destaca o presidente, é que a “hégua”, símbolo da banda, é caracterizada como a então primeira-dama, Rosane Malta. Segundo Castro, os fundadores entraram em contato com a ex-primeira-dama solicitando autorização para que o boneco tivesse suas características, como forma de homenagem.

Popular

Chegando em sua 26ª edição, a banda é aguardada não só pelos moradores do Educandos, mas por pessoas de diferentes bairros da zona Sul. A expectativa do presidente é que o público deste ano seja maior. “Aguardamos mais de 30 mil pessoas. Serão quatro bandas tocando para o povo. Precisamos de alegria e na Banda da Bhaixa da Hégua é o que mais se tem”, afirma.

Para Alcides Castro, sua relação com a banda vai além da folia de carnaval. “Essa banda significa muito para mim, pois minha irmã que faleceu vítima de câncer foi rainha da banda três vezes e, antes dela partir, pediu para que eu não deixasse a banda acabar. Então assumi esse compromisso e estou na presidência há 10 anos”, finaliza.

Tradicionais

Além da Banda da Bhaixa da Hégua, neste fim de semana mais 13 bandas ocorrerão em diferentes pontos da cidade, entre elas as tradicionais bandas do Jaraqui, Difusora, Bica e Boulevard.

No sábado, a Banda do Jaraqui ocorrerá a partir das 12h. A Banda da Difusora, na avenida Eduardo Ribeiro, será a partir das 16h. Já no domingo, 19, será a vez da Banda do Boulevard agitar a cidade, a partir das 8h, no Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul da capital.

As bandas recebem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A relação completa das bandas e blocos de ruas você encontra aqui.

Programação – De 17 a 19/02

Banda da Baby

17/02, às 16h

Rua Ajuricaba, 180 – Vila da Prata

5ª Banda do Coronel

17/02, às 12h

Rua Inocêncio de Araújo – Educandos

Banda Interativa Confraria do Colares

18/02, às 12h

Rua Alfredo, entre as ruas Pico das Águas e Santa Luzia – São Geraldo

Banda da Bica

18/02, às 14h

Rua 10 de Julho – Centro

Banda da Difusora

18/02, às 16h

Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Rua José Clemente – Centro

7º Bloco Carnavalesco As Poderosas

18/02, às 18h

Rua São Pedro – Crespo

Banda 13 de Maio

18/02, às 16h

Rua 13 de Maio – Colônia Oliveira Machado

Banda do Jaraqui

18/02, às 10h

Rua Jose Paranaguá (ao lado da Praça da Polícia) – Centro

Banda das Apertadas

18/02, às 17h

Rua Itaete, entre as ruas 05 e 01 – Amazonino Mendes I, Mutirão

Banda das Candinhas

18/02, às 16h

Rua Uirapuru – Coroado III

Banda do Boulevard

19/02, às 16h

Boulevard Álvaro Maia – Centro

Bhanda da Bhaixa da Hégua

19/02, às 12h

Rua Inocêncio de Araújo – Educandos

Bloco Carnavalesco Vermelho e Preto

19/02, às 14h

Av. Paranavai – Raiz

Bloco Amigos da Vitoria Régia

19/02, às 16h

Rua Vitória Régia – Mauazinho


Karyme Dibo

Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X