Educandos mantém tradição de desfile de blocos de rua

Foto: Divulgação Carnaval de Educandos

Relembrando os desfiles dos blocos de rua que há 75 anos ocorriam na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, o bairro do Educandos, zona Sul, mantém a tradição da folia momesca e realiza o ‘Carnaval de Educandos’. Do sábado, 25, à terça-feira gorda de carnaval, 28, os blocos saem às ruas arrastando os foliões.

Este ano, desfilarão com suas torcidas organizadas: “Bloco da Ran”, “Bloco das Virgens”, “Bloco do Defunto”, “Bloco da Calçada da Fartura”, “Os Vingadores”, “Os Vagabundos” e o “Bloco dos Assombrados”, sendo três blocos por noite de festa.

Segundo o criador e coordenador do evento, Erasmo Amazonas, o ”Carnaval de Educandos” foi criado em 1982, por um grupo de comunitários que apreciava os antigos carnavais da Eduardo Ribeiro.

“Naquela época, levávamos nosso carro alegórico para os carnavais da Avenida Eduardo Ribeiro para participar dos desfiles. Cada carro apresentava um tipo de característica diferente e aquilo marcou muito a nossa adolescência. Foi então que, em 1982, resolvemos criar algo que se assemelhasse àquele carnaval, algo que trouxesse alegria para a comunidade, para que os moradores pudessem brincar sem gastar nada e perto de casa”, relembrou.

Além dos blocos, o evento também tem na sua programação carnaval infantil e concurso de fantasias. O “Carnaval de Educandos” recebe o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A lista completa das bandas e blocos está disponível aqui.


Karyme Dibo

Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X