2ª noite do desfile marca disputa do Carnaval de Manaus

Foto: Alex Pazuello/Semcom Desfile Grupo Especial Carnaval Manaus 2017

Com muita energia, cores, brilho e, principalmente, com o contagiante ritmo das baterias, as oito escolas de samba de Manaus do Grupo Especial apresentaram um desfile visualmente bonito e empolgante, durante a noite de sábado, 25 de fevereiro, no segundo dia de Desfile Oficial do Carnaval 2017. A disputa pelo campeonato termina, efetivamente, nesta segunda-feira, 29, a partir das 9h, quando acontece a apuração das notas dos jurados.

A Sem Compromisso abriu o desfile às 20h, seguida de Andanças de Ciganos e Unidos da Alvorada. Reino Unido da Liberdade entrou na avenida à meia-noite. Na sequência, Mocidade Independente de Aparecida e A Grande Família conseguiram animar seus torcedores. Vitória Régia e Vila da Barra ficaram encarregadas de fazer o encerramento do desfile, que foi até a manhã do domingo, 26 de fevereiro, às 6h30.

Foto: Karla Vieira/Semcom

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, destacou o desfile das Escolas de Samba como um momento especial para o Carnaval de Manaus. “É um momento especial para as escolas e todas as pessoas envolvidas, que trabalham muito para que este dia aconteça. O prefeito Artur Neto sempre teve essa sensibilidade de entender que há um impacto cultural e econômico positivo em todo o entorno dessa festa e nos possibilitou investir na cultura popular mesmo em tempos de crise, apoiando os desfiles dos Grupos de Acesso e do Grupo Especial”, afirmou.

Bernardo Monteiro de Paula destacou ainda a ação integrada dos órgãos municipais, a fim de garantir o sucesso da festa: “Uma grande festa como essa depende de várias ações, que vão desde a campanha de combate à exploração infantil da Semmasdh, até à limpeza com os Garis da Alegria da Semulsp, além da presença de órgãos de trânsito e transporte, entre outros órgãos envolvidos”, completou. Ao todo, mais de 2 mil pessoas de órgãos municipais e estaduais, além de instituições parceiras, trabalharam durante os dois dias de Desfile Oficial.

As secretarias trabalharam numa grande ação integrada aos arredores e dentro do Sambódromo. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) trabalharam nestes dois dias nas proximidades do local, auxiliando na mobilidade para maior fluidez e segurança. A SMTU colocou à disposição da população seis linhas extras de transporte coletivo, que circularam até as 4h da manhã de domingo, além de pontos de táxis e mototáxis sob a fiscalização de agentes. A Semmasdh orientou os foliões e tirou dúvidas das famílias.

Temas

Foto: Karla Vieira/Semcom

A história do comércio e das feiras foi o tema contado e cantado pela Sem Compromisso. Já a magia dos Deuses do Olimpo foi uma auto-homenagem feita pela Andança de Ciganos, que trouxe o enredo apresentado há 30 anos, agora repaginado. O Nordeste, suas crenças e tradições e a devoção a “Padim Cícero” foi a história contada pela Alvorada; enquanto isso, a Reino Unido da Liberdade abordou a ligação do homem com a natureza. Uma grande e bela homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida foi o espetáculo que a Mocidade Independente de Aparecida levou para a Avenida do Samba, com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. O nascimento do bairro São José foi o enredo escolhido pela A Grande Família, que contou também um pouco da própria história. Vitória Régia chamou a atenção para um tema sério, o clamor por Justiça, de uma forma leve e consciente. Já a estreante do Grupo Especial, Vila da Barra, trouxe bruxas, magos, fadas e muitas cores para falar sobre a desmistificação do pecado e a história da “maçã mordida”.

As escolas tiveram tempo mínimo de 50 minutos e o máximo de 70 minutos para se apresentarem, de acordo com o regulamento da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma).

Apoio

Ao todo, quatorze escolas de samba foram contempladas pelo Edital Nº 01/2017 da Manauscult, que destina apoio ao Desfile de Carnaval, e receberam da Prefeitura de Manaus o montante de R$ 818.782 mil, destinado às agremiações do grupo especial e do grupo de acesso A, B e C.

17-02-25 - Desfile das escolas de samba 2º dia.


Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X