‘Bloco da Plastinação’ comemora Carnaval fora de época

Foto: Divulgação

Abrindo o mês de abril, o Diretório Acadêmico de Saúde e o Departamento de Anatomia da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) promovem, no sábado, 1º, o “Bloco da Plastinação – Parece mentira, mas não é”. O Carnaval fora de época ocorrerá no estacionamento da Escola de Saúde da UEA, na Cachoeirinha, zona Sul, a partir das 22h. Os ingressos estão sendo vendidos pelos alunos da UEA, no valor de R$ 20.

No comando da festa estarão os cantores Márcio Cigano e Jhansen Almeidam. Já nos intervalos, o agito fica por conta do DJ Mário Lima. Além dos shows, o público terá 200 litros de cerveja liberados.

O evento, idealizado pelos alunos da Escola de Saúde (ESA), tem como principal objetivo arrecadar fundos para investimento no Laboratório de Anatomia da instituição.

Segundo o professor Helder Pimenta, coordenador da Anatomia Humana I da UEA e mestrando em Ciências Biomédicas, a proposta é implantar no laboratório a técnica de plastinação, um procedimento moderno de conservação de cadáveres para estudos, em que a gordura e os líquidos do cadáver são substituídos por um plástico semelhante ao silicone.

“Hoje já temos um pequeno laboratório de plastinação que funciona dentro do Laboratório de Anatomia da UEA, só que nosso objetivo é expandi-lo”, ressaltou o professor, que fez o curso de plastinação por iniciativa própria, nos Estados Unidos, já que o curso não é oferecido no Brasil. Em todo o país, apenas oito universidades utilizam essa técnica.

Plastinação

De acordo com o professor Helder Pimenta, a vantagem de se trabalhar com essa técnica é que os alunos terão melhor aproveitamento. “Geralmente as peças são conservadas com formol, produto que irrita os olhos e o nariz. Alguns alunos se sentem bem desconfortáveis com esse produto, que é muito forte. Já a plastinação não tem cheiro. Além disso, ela aumenta a durabilidade da peça e você não precisa de um lugar muito apropriado para guardá-las, porque ela fica muito parecida com uma borracha”, afirmou.

Investimento

Com a venda dos ingressos do “Bloco da Plastinação”, os alunos poderão comprar uma câmara a vácuo maior para acomodar maiores peças, além da compra de silicone em São Paulo. O evento está sendo organizado pela empresa Patrono Universitário. Informações e ingressos podem ser obtidos pelos números (92) 99483-9939 / 99394-2363 / 98108-0124. A ESA/UEA está localizada na Avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, em frente ao Hospital Adriano Jorge.

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X