Último dia de seleção de Pop Rock reúne seis bandas

Foto: Ingrid Anne/Manauscult república popular pop rock manaus foto marinho ramos

Neste sábado, 8/4, o público conhecerá a última banda selecionada para seguir na disputa da Seleção de Banda Pop Rock Manaus,  promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).  Encerrando as audições, seis bandas se apresentarão no Porão do Alemão, zona Oeste, a partir das 20h20. Ontem, a banda Essence se garantiu na final, após vencer a primeira noite de batalhas no Porão.

Assim como nos primeiros dias de disputa, cada banda subirá ao palco para tocar três músicas, sendo pelo menos duas autorais. A entrada será gratuita até às 23h. A noite começará com o show da banda Tudo Pelos Ares, que têm influências musicais que vão do blues ao heavy metal. Eduardo Molotievscki, guitarrista e vocalista, conta que desde a formação da banda eles sempre tocaram músicas autorais.

“Nossa banda surgiu em São Paulo, em 1993, e desde o início tocávamos as músicas que compúnhamos. Já chegamos a abrir o show da banda ‘Golpe de Estado’ no aniversário da cidade de Santo André (SP), e também tivemos um videoclipe exibido no programa Demo MTV”, contou.

Com 20 anos de estrada, o punk da Zona Tribal invadirá o Porão a partir de 20h55. O vocalista, Mencius Melo, explicou o significado do nome da banda. “É um significado meio óbvio, o ‘Zona’ vem da Zona Franca de Manaus e ‘Tribal’ é porque o Amazonas é o estado com o maior número de populações tradicionais indígenas, ou seja, as tribos”, contou o vocalista, dizendo que o maior público que a banda já se apresentou foi de 20 mil pessoas durante o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani).

Às 21h30, será a vez da cantora Kely Guimarães, que mostrará no palco sua influência do rock nacional e internacional. “Comecei minha carreira em 2009, numa banda de MPB. Em 2013, segui para a carreira solo, quando lancei meu primeiro EP. Ano passado, saiu meu segundo CD, intitulado ‘Crescente’. Desde sempre quis trabalhar com música. Estou confiante neste processo”, destacou.

A banda Os Tucumanus, a quarta a se apresentar, às 22h05, levará a mistura do rock, da música brasileira e do Blues. A banda completou 10 anos no ano passado, porém, segundo o vocalista, Clóvis Rodrigues, o projeto vem desde 2001. ”O projeto foi idealizado por Maurício Pardo juntamente com Denilson Novo. Reuníamos com os amigos nos fins de semana para comer churrasco e tocar violão, e a partir daí surgiram as músicas. Em 2006, eu entrei na banda e outras músicas entraram no repertório”, explicou.

A penúltima banda a subir ao palco, às 22h40, será a banda 00:00 (Midnight), com sonoridades que vão do rock ao erudito. O baixista, Ediel Castro, contou que todos participam das composições. “Fui convidado para entrar na 00:00 pelo Elias, quando nos conhecemos na universidade. Todos nós desenvolvemos as composições porque queremos que as músicas tenham a nossa identidade e que carreguem as influências de cada um dos integrantes”, explicou.

Já a banda Supercolisor vai encerrar a terceira noite de shows, às 23h15. A banda carrega os estilos rock, pop e alternativo. O músico Natan Fonseca revelou que no início a banda tinha outro nome. “Começamos esse projeto em 2008, sob o nome Malbec, até mudá-lo em 2015. Lançamos um EP de estreia em 2009, chamado ‘Primeira Marcha’, um álbum em 2012, chamado ‘Paranormal Songs’ e outro em 2015, chamado ‘Zen Total do Ocidente’, além de quatro videoclipes que lançamos e um bocado de shows pelo Brasil. Fazemos músicas porque é o que a gente ama”, resumiu.

Selecionada

1º Eliminatória de Bandas Pop Rock - Porão do Alemão 06/04/2017

A banda Essence foi a selecionada na primeira noite de audições da Seleção de Banda Pop Rock Manaus promovida pela Manauscult nesta quinta-feira, 6/4, no Porão do Alemão. O grupo formado por Carlos Araújo, Fabrício Rodrigues, Daniel de Lima e José Júlio se apresentou cantando as músicas “Garota Complicada”, “O último temporal” e “Escravo do seu amor”.

Carlos Araújo, baterista da banda, falou sobre vencer essa segunda etapa. “São 20 anos de estrada e essa disputa reconhece nossa estrada. Eu espero que tenhamos o mesmo sucesso que tivemos hoje na final”, declarou.

Já o vocalista Daniel Lima disse que a banda irá se preparar para apresentação na grande final. “Precisamos respirar um pouco, estamos muito felizes com o resultado. A Manauscult está de parabéns por esse evento, espero que seja o primeiro de muitos. Manaus tem muita música de qualidade. Estamos eufóricos, vamos parar para respirar e nos preparar para domingo”, falou.

Para o diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, divulgar os trabalhos autorais das bandas da cidade é uma das principais propostas desta seletiva. “Um dos fatos principais deste evento são as bandas autorais de Manaus tocarem nas grandes casas de shows da cidade, como o Porão e o All Night. Ver o público interagindo, conhecendo essas bandas, isso é uma conquista. Proporcionar a aproximação das bandas com as casas e com o público, além de promover a música autoral em nível nacional, é esse o nosso interesse. A Prefeitura de Manaus, por meio do nosso prefeito Arthur Neto, tem intensificado muitos esforços para poder valorizar nossa produção cultural local”, destacou.

Final

Na noite desta sexta-feira, 7, sairá a segunda banda selecionada. A final da seletiva ocorrerá no Abaré Sup and Food, no domingo, 9, a partir das 16h. A pontuação de todas as bandas que participaram das seletivas será divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) na semana que vem, quando todo o processo de escolha terá sido finalizado. Atendendo a exigência do organizador, o nome e a data do festival serão revelados apenas na última etapa da seleção.


Equipe Viva Manaus

X