Djavan embala concerto especial de Dia das Mães

Foto: Maya Amaral/Divulgação orquestra-de-violões-do-amazonas---foto-maya-amaral

Em sua vigésima edição, o Festival Amazonas de Ópera apresenta em sua programação no próximo domingo (14), o já tradicional concerto do Dia das Mães, intitulado O Violão de Djavan, às 11h, no Teatro Amazonas, executado pela Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM). Sob a regência do maestro Davi Nunes, o concerto é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Fundo de Promoção Social.

As mamães presentes poderão djavanear com um repertório selecionado para uma hora de apresentação, que inclui canções consagradas pelo público e que já embalaram romances de novelas, como Flor-de-Lis, do primeiro álbum de Djavan, gravado em 1975, Pétala (1982), Meu Bem Querer (1980), Sina (1982), Oceano e Lilás (1984) e Nem um dia (1996). O evento irá mesclar o repertório do Festival com Música Popular Brasileira, e contará ainda com a participação do cantor e compositor amazonense Cileno Conceição.

Na história recente do Festival, a OVAM realiza o concerto em homenagem às mães tocando desde clássicos com temas românticos até canções executadas apenas por mulheres. “A inspiração para o concerto deste ano, com obras de Djavan, partiu de sugestões do público feminino, ao longo das apresentações realizadas pela OVAM nos últimos anos. Será um momento de lazer, em homenagem às mães, que comparecem com toda a família a este momento especial. Uma oportunidade que inicia com uma manhã cultural de qualidade e depois se estende por todo o domingo”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Para o maestro Davi Nunes, o violão, devido a sua polivalência, adapta-se bem à programação, e com muita irreverência. “O Festival Amazonas de Ópera é um evento muito positivo para o Amazonas, que executa um trabalho cultural de nível internacional, mostrando talento local. A presença do violão como parte das apresentações mostra o valor deste instrumento artístico do ocidente, que já ultrapassou as barreiras geográficas, conquistando o mundo. Hoje, tem sua importância ampliada no contexto do Festival, com versatilidade e com o talento de músicos locais”.

O Concerto Bradesco II – Especial do Dia das Mães terá ingressos a preços populares, com valores de R$ 2,50 (meia-entrada para camarotes extras do 2º e 3º pavimentos, Setor Roxo) a R$ 50 (inteira para plateia, frisas e 1º pav, Setor Laranja). Os bilhetes estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site BestSeat. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (92) 3232-1768.

Orquestra de Violões

A Orquestra de Violões do Amazonas, composta por 16 violonistas, dois bateristas e uma soprano, sob a regência do maestro Davi Nunes, possui 17 anos de existência, e foi criada pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, com o objetivo de divulgar e ampliar o trabalho dos profissionais do violão no Amazonas, com um repertório musical eclético.

Hoje, percorre obras renascentistas, clássicas, modernas e desenvolve um trabalho de intercâmbio com orquestras de violões do Brasil e do exterior, reconhecido por grandes violonistas, como os brasileiros Irmãos Assad (Sérgio e Odair) e o violonista holandês Enno Voorhorst, entre outros.

Com músicos formados pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a OVAM atua, ao longo dos Festivais Amazonas de Ópera, com solistas dando suporte às récitas executadas pela Amazonas Filarmônica, tocando em temáticas operísticas nos Concertos Bradesco e, a partir de 2012, realizando os concertos em homenagem ao Dia das Mães.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X