Terceira Feira de Livros terá diversas atrações culturais

Foto: Divulgação/Semmas 17.05.113ª Feira de Livros deve bater recorde de arrecadação e terá diversas atrações culturais

A 3ª Feira de Livros, realizada pela Prefeitura de Manaus, já bateu o recorde de títulos este ano. Com 2.889 livros já arrecadados, a estimativa é de que até a data do evento mais de 3 mil volumes tenham sido coletados para distribuição à população. A feira acontecerá no próximo dia 20/05, a partir das 17h, no Parque Municipal Ponte dos Bilhares. Paralelamente à entrega de livros, o evento oferecerá uma programação cultural com a presença de artistas circenses, fanfarras, teatro, dança, contadores de histórias, recitais e apresentações musicais, se estendendo até as 21h, na Praça da Fogueira, segunda etapa do parque.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Sesc, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) do Tribunal de Justiça do Amazonas, Clube dos Quadrinheiros de Manaus, Associação de Escritores e Poetas Panamazônicos, Estácio do Amazonas, Uninorte, Uninilton Lins e Livraria Espírita. A feira também contará com o lançamento do livro infantil “A vaquinha que queria ser famosa”, do pequeno Mateus Barbosa dos Santos, de 6 anos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a Feira de Livros é um espaço democrático e planejado para estimular tanto o gosto pelo prazer da leitura como também despertar nas pessoas a disposição em compartilhar seus livros usados ao invés de descartá-los. “A feira presta uma homenagem ao livro e também a quem gosta de ler e compartilhar conhecimento, daí a ideia de arrecadar livros por meio de doações e depois destiná-los de forma gratuita a quem se interessar”, explicou.

A cada ano, aumenta o interesse das pessoas pela feira. Na primeira edição, foram aproximadamente 1,5 mil livros doados e na segunda, 2,5 mil. Os organizadores explicam que os livros estarão à disposição em estandes, separados por temas. Cada pessoa poderá levar até dez títulos para casa. Os estandes estarão organizados por áreas – Direito, Sociologia, História e Filosofia (estande 1), Romances, Didáticos, Dicionários e Revistas (estande 2) e Religião, Autoajuda, Saúde, Biologia, Ciências (estande 3). Servidores da Semmas e voluntários estarão atuando na distribuição. A doação de livros pode ser feita até a sexta-feira, 19, na administração do Parque Ponte dos Bilhares. Nos demais pontos de coleta (sede da Semmas e Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho) até a quarta-feira, 17/05.

Entre as atrações, estão confirmados o Projeto Roda na Praça, fanfarras, oficina de marcador de livros e Banda Marcial do Sesc, Curumim na Lata, voz e violão com Lucinha Cabral, Contadores de Histórias da Semed, teatro infantil, grupo de dança Back Stage, Coral João Gomes Júnior, Cineminha do Sesc, Biblioteca do Ipaam e Grupo de Mulheres Itinerantes (formado por artesãs).


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X