Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes africanos na Ufam

Foto: Reprodução/Internet a luz Souleymane Cissé

Costumes, histórias, crenças e a realidade atual da África dão o tom da programação do Cine & Vídeo Tarumã desta semana. Com o tema “Conhecendo traços culturais da África no cinema”, comemorando o Dia Mundial da África, o cineclube apresenta três filmes do continente africano nos dias 23, 24 e 26 de maio, sempre com entrada gratuita, às 12h30.

Na terça-feira, 23/05, a programação tem início com a apresentação do longa-metragem Virgem Margarida (2013), escrito e dirigido por Licínio Azevedo, brasileiro radicado em Moçambique. O longa conta a história de campos de reeducação para onde prostitutas eram enviadas após serem retiradas das ruas, para serem transformadas em “novas mulheres”. É nesse contexto que se encontra Margarida, uma menina de 16 anos levada a um dos campos por engano, e que agora deve conviver com outras mulheres, sofrendo toda sorte de adversidade. Pelo filme, a atriz Rosa Mario ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – Cineport em 2014.

No dia seguinte, 24/5, quarta, o Cine & Vídeo exibe o filme A Luz (1987), dirigido por um dos principais nomes do cinema africano, Souleymane Cissé. O longa marca o primeiro prêmio concedido pelo Festival de Cannes a um cineasta africano e conta a lenda de Soma, um feiticeiro sedento por poder. Ele tem uma visão onde lhe é dito que se ele matar o filho, Niamkoro, ficará mais forte. Com a ajuda de sua mãe e tio, Niamkoro consegue fugir da vila e seu pai inicia uma perseguição para encontrá-lo.

Na sexta-feira, o filme que fecha a programação desta semana é Le Président (2013) produção de Camarões, inspirada no próprio presidente do país, e censurada por esse motivo. O diretor Jean-Pierre Bekolo constrói como um falso documentário. O filme narra a fuga do presidente de seu palácio, há 42 anos no poder, exatamente na véspera de uma importante reunião eleitoral. O jornalista Jo Woo’du decide iniciar uma pesquisa para saber o paradeiro do presidente, ao mesmo tempo em que documenta a luta entre diferentes grupos pela vaga deixada em aberto.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, com apoio cultural da Take Video Locadora. As sessões acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X