Diálogos Audiovisuais exibe doc paraense ‘Noite Suja’

Foto: Divulgação/Coletivo Difusão Documentário Noite Suja

O Centro Popular do Audiovisual apresenta mais uma edição do Diálogos Audiovisuais. Neste mês, a atividade irá exibir e debater o documentário “Noite Suja”, no sábado, 27, a partir das 16h, na sede do Coletivo Difusão (Rua Boa Sorte, 555, bairro Presidente Vargas).

O tema em destaque é o movimento drag chamado “Noite Suja”. Por meio de entrevistas, o documentário mostra como nasceu o projeto, seus idealizadores e como o movimento se tornou palco do surgimento de uma nova geração de drag queens na capital paraense. O trabalho busca retratar a particularidade das drags, seu discurso político, sua relação com a sexualidade, seu entendimento sobre gênero e a forma como transitam entre o feminino e o masculino, sob um olhar sensível e pessoal.

A sessão vai contar com a presença do pesquisador e estudante de jornalismo Allyster Fagundes, diretor do filme, a fim de estimular a viabilização de ideias a partir do desejo e a curiosidade. Allyster conta um pouco sobre a produção do documentário: “É o registro de um movimento que surgiu como uma festa, onde as pessoas podiam se expressar artisticamente. Hoje as drags que fazem parte do Noite Suja se encontram e vão montadas para parques de diversões, vão montadas para pizzaria. Elas começaram a frequentar lugares que ‘não eram’ lugares para drag queens, o que é uma grande besteira; afinal, o lugar da drag queen é o lugar onde ela quiser estar”.

Além da exibição, o debate também vai discutir questões de gênero e identidade e a construção de narrativa dessas comunidades, em referência ao mês que simboliza a luta pelo combate a LGBTfobia. Paulo Trindade, um dos coordenadores do CPA, destaca a proposta como importante. “A LGBTfobia mata a cada 25 horas no Brasil. Não podemos fechar os olhos para esse tipo de violência. A pesquisa e a obra audiovisual realizada pelo Allyster fortalecem o protagonismo das drag queens e sua criação artística com uma linguagem mais afetiva. Apresenta uma síntese da realidade dessa comunidade no Norte do país”, afirma.

Serviço

O quê: ‘Diálogos Audiovisuais’ com Allyster Fagundes e exibição do documentário “Noite Suja”
Quando: 27/05 (sábado), a partir das 16h
Onde: Coletivo Difusão – Rua Boa Sorte, 555, Presidente Vargas (Matinha)
Quanto: Entrada Gratuita


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X