Mesa literária e exposições abrem Amazônia Literária

Foto: Gabriel Oliveira/Manauscult AM Literaria_Gabriel Oliveira_Manauscult (5)

O primeiro dia da feira Amazônia Literária reuniu jornalistas e escritores na mesa literária “Conversas de Outro Mundo”, artistas e público em geral nas exposições e performance de arte na noite desta sexta-feira, 16/6, no Les Artistes Café Teatro, Centro.

Promovida pelo Grupo Leal Filho, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a Feira Amazônia Literária surgiu com o objetivo de incentivar a produção literária local, abrindo espaço para escritores e autores amazonenses apresentarem suas obras aos leitores.

De acordo com o diretor do Grupo Leal Filho, Álvaro Sanches, a feira é o pontapé de um grande projeto voltado à literatura que deverá acontecer no ano que vem. “Hoje estamos lançando a marca Amazônia Literária, com a presença da escritora e jornalista Vanessa Ferrari, que veio de São Paulo e será a curadora de uma grande feira que realizaremos ano que vem com mesas redondas, debates e apresentações que ocorrerão em vários pontos da cidade, a fim de colocarmos Manaus como rota de grandes eventos literários”, explicou. “Acreditamos na educação e arte como ponte de elevação do nosso Estado”, completou.

Retornando a Manaus após a realização da Oficina de Escrita Criativa, a escritora e editora Vanessa Ferrari, uma das idealizadoras do projeto, afirmou que o projeto visa aproximar o leitor do escritor, além do público interessado em literatura. “Trata-se principalmente do início de um grande projeto que irá movimentar a cidade com literatura e amantes da literatura de um modo geral. Estou muito feliz em fazer parte disso”, disse.

Exposição

AM Literaria_Gabriel Oliveira_Manauscult (6)

Performance de Hana Abreu na feira Amazônia Literária. (Foto: Gabriel Oliveira/Manauscult)

As exposições do fotógrafo Anthony Nobre e da artista plástica Hadna Abreu também prenderam a atenção do público. Além dos quadros, a exposição de Hadna Abreu, intitulada “Palavras que nunca te falei”, contou ainda com a performance especial dos artistas Otoni Mesquita, que também é curador, e Caroene Neves.

Workshops

Neste sábado, 17/06, o Casarão de Ideias, localizado na Rua Monsenhor Coutinho, sedia o Workshop “Publicando meu Primeiro Livro”, com Vanessa Ferrari, e o Workshop “Produção de Conteúdo para Web” com a jornalista Wilsa Freire.


Steffanie Schmidt
Equipe Viva Manaus

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X