Exposição “Tatuagem” chega à Galeria do Sesc

Foto: Divulgação Tatuagem - Rakel Caminha

Nesta segunda-feira, 19 de junho, às 19h, acontece a vernissage de abertura da exposição “Tatuagem”, da artista manauara Rakel Caminha, na Galeria do Sesc Amazonas. A exposição conta com o apoio do Sesc e é uma produção coletiva da jornalista e produtora cultural Wanessa Leal, em parceria com a artista.

“Tatuagem” é um projeto interativo de Rakel, que surgiu primeiramente em forma de colagem. Os trabalhos produzidos através de recortes narram cenas de um diálogo poético entre o real e o surreal e o caos reunidos em uma estética semiótica livre e poética sobre arte, caos e existencialismo. “‘Tatuagem’ está na sua terceira mostra pública; a primeira aconteceu em Curitiba e a segunda foi o lançamento em Manaus, no Café Teatro. O projeto segue em circuito agora na Galeria do Sesc, em um novo formato de experimentações. A ideia de expor esse material artístico em Manaus é entregar à população uma exposição que dialoga sobre temas relacionados ao humano, à existência, aos sentimentos que nos cercam, transbordam e tatuam. ‘Tatuagem’ é um grito poético visceral. Um grito de sentimentos; um olhar sobre o caos”, comenta Rakel Caminha.

A concepção do projeto surgiu através de pesquisas sobre arte moderna e contemporânea e diálogos com movimentos artísticos como o dadaísmo, o surrealismo e a cultura pop, além da inspiração lúdica que proporcionou as colagens. Segundo a artista, “o objetivo da exposição é absorver símbolos, imagens e diálogos encontrados em materiais comuns, como jornais e revistas que já entraram em desuso, com o intuito de se criar um universo surreal, com outros significados, ora de urros poéticos, ora de urros estéticos, ora de urros políticos.”

Para esta segunda fase do circuito, que é itinerário, e promete passar ainda por outros espaços, o projeto incluiu entre as novidades uma lojinha de subprodutos da exposição, como stickers e outros objetos personalizados, além da participação especial do cantor e compositor Magaiver, vocalista da banda Casa de Caba, e da DJ Luana Aleixo, seguida de coquetel de encerramento e bate-papo sobre a exposição na cerimônia de vernissage, que será dinâmica e participativa, com uma tela construída de forma coletiva pelos visitantes.

Serviço

O quê: Exposição “Tatuagem”
Quando: 19 de junho (segunda-feira) – Abertura
Onde: Galeria de Artes do  Sesc Amazonas (Unidade Centro) – Rua Henrique Martins, 427, Centro (em frente à Livraria Lira)

Quanto: Gratuito


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X