Cineclube da Ufam celebra cinema nacional recente

Foto: Reprodução/Meninos de Kichute Filme Meninos de Kichute

Em comemoração ao Dia Nacional do Cinema Brasileiro, celebrado no último dia 19, o Cine e Vídeo Tarumã exibe nesta semana três filmes nacionais recentes e desconhecidos do grande público, com o tema “Desconhecidos, mas valiosos filmes brasileiros”.

A semana começa com a exibição do drama “Trago Comigo”, de Tata Amaral, na segunda-feira, 26/6. Originalmente uma minissérie produzida pela TV Cultura, o material foi reeditado e condensado em um longa com 84 minutos de duração, lançado nos cinemas do país em 2016. O filme conta com o ator Carlos Alberto Riccelli no elenco e seu roteiro mescla a narrativa ficcional com o documentário, trazendo a história de Telmo (Ricelli), ex-militante e prisioneiro político que não lembra bem de seu passado. Ao montar uma peça ambientada na ditadura, ele começa a relembrar passagens de sua vida.

Na quarta-feira, 28/6, será exibido “Meninos de Kichute”. Dirigido por Luca Amberg, o filme utiliza como base para o seu roteiro o livro homônimo de Márcio Américo. Apresentado na 34° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2010, recebeu o Prêmio do Público na categoria Melhor Filme Brasileiro. Sua história gira em torno de Beto, menino de 12 anos cujo sonho é ser jogador da seleção brasileira de futebol, mas encontra em seu caminho a aversão de seu pai a qualquer tipo de competição, entendido por ele como algo pecaminoso.

A programação encerra na quinta-feira, 29/6, com o longa “Lua em Sagitário”. Primeiro longa de ficção de Marcia Paraíso, foi dirigido e roteirizado por ela e conta no elenco com a cultuada atriz e apresentadora Elke Maravilha, o ator franco-argentino Jean Pierre Noher e o músico Serguei. Sua história envolve a relação de Ana e Murilo, dois jovens que moram em uma cidade na fronteira do Brasil com a Argentina e não há nenhum tipo de divertimento que agrade aos dois. Eles então decidem fugir e cruzar a fronteira, para assistir a um festival de rock.

O projeto Cine Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, com apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.


Com informações de assessoria

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X