Festival 5 Minutos em Cena reúne artes cênicas

Foto: Divulgação/Espetáculo "Recolon', de Leonardo Scantbelruy Recolon - Leonardo Scantbelruy

Arte em cinco minutos: esse é o tom das apresentações do Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance, que reúne artistas e grupos de diversas artes cênicas em um único evento, no próximo dia 15 de julho, às 19h, no Teatro Amazonas, às 19h. A entrada é gratuita. O evento é realizado pela rede Panorando Produções Artísticas.

Doze grupos selecionados por uma comissão avaliadora participarão do festival, além de três grupos especialmente convidados, somando o total de 15 apresentações. Inspirado em outros festivais internacionais, o objetivo do evento é integrar os fazeres culturais contemporâneos de Manaus, aproximando os artistas e promovendo um intercâmbio entre as linguagens artísticas. Todas as apresentações têm cerca de cinco minutos.

O festival conta com o patrocínio oficial do Banco da Amazônia, por meio do Edital Cultural de 2016, e com o apoio da Samel Assistência Médica, Magistral, Yara – Água Mineral Natural, Morar Mais – A Casa é Sua e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Foto: Divulgação/Espetáculo “Hildur”, de Luciana Belchior

Panorando

A Panorando surgiu em 2016, caracterizada como uma rede de artistas, em que uns ajudam aos outros na realização de seus respectivos projetos. A ideia nasceu em meio às dificuldades encontradas pelos artistas amazonenses. Diante disso, os idealizadores começaram a reunir artistas independentes em projetos simultâneos, que inicialmente foram as construções de um espetáculo de dança, e outro de teatro.

Posteriormente, a rede foi contemplada com um edital de patrocínio para a realização de um festival de Artes Cênicas previsto para julho de 2017. Atualmente, a rede possui um cronograma anual que conta com 12 projetos, e com a participação de 15 artistas locais envolvidos.

Cenas selecionadas

  1. 0101 – Ulhajá
  2. Abaporutação em Cinco – Processo Natimorto
  3. Alomorfia – Klinger Trindade
  4. As Lavadeiras – Jean Palladino
  5. Deixa – Gabriela Morhyia
  6. Hildur – Luciana Belchior
  7. Liberdade Vigiada – Entrecorpus Cia de Dança
  8. Lume Furtivo – Jayne Kira
  9. Manicômio – Nativos Crew
  10. A Dama do Mar – Ismael Farias
  11. Por Isto Te Trago Flores – Jean Winder
  12. Quantas Histórias Habitam Suas Memórias? – Espatódea Trupe

Cenas convidadas

  1. Bring The Beat Back – Holograma
  2. Maracatu Pedra Encantada
  3. Recolon – Leonardo Scantbelruy
Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X