Prêmio Braztoa está com inscrições abertas

Foto: Divulgação/Embratur 13_07_17_CO_Chapada_Embratur_montagem

Reconhecer os benefícios de práticas sustentáveis na atividade turística é um dos objetivos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizado pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo. A premiação tem como objetivo reconhecer e disseminar as boas práticas no turismo e as inscrições para a edição 2017 podem ser feitas até 1º de setembro.

Os candidatos devem inscrever propostas que tornem a atividade turística cada vez mais responsável, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais. São reconhecidos como negócios sustentáveis no turismo aqueles que geram, além de lucro para a empresa, benefícios para a sociedade, reduzem o impacto ambiental e atingem relevância social.

Poderão concorrer à premiação deste ano os associados Braztoa como operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados. Na categoria agências de viagem concorrem ao prêmio as empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final. Os meios de hospedagem podem disputar a premiação em duas categorias: hotéis, pousadas e demais serviços de hospedagem; e resorts, que terão avaliação exclusiva a partir desta edição.

Também podem se candidatar ao prêmio de sustentabilidade os parceiros do turismo, como operadoras de turismo não-associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações, organizações governamentais e do terceiro setor.

Iniciativas submetidas por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior entram na disputa na categoria projetos inovadores. A premiação de cada categoria inclui troféu, inserção no Mapa de Iniciativas Sustentáveis e ampla divulgação. A proposta mais pontuada entre todas as categorias receberá premiação adicional, além do troféu Prêmio Top Sustentabilidade e uma pós-graduação à distância sobre Inovação e Sustentabilidade.

Desde 2012, o prêmio já reuniu mais de 200 iniciativas, sendo 56 delas premiadas. A disputa tem mobilizado empresas, prestadores de serviços e instituições de ensino em todas as regiões do Brasil.

Os vencedores são escolhidos por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como Organização Mundial do Turismo (OMT), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Ministério do Turismo.

Mais informações sobre o prêmio e como participar podem ser obtidas no site oficial.


Com informações de assessoria/Ministério do Turismo

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X