Consulta sobre Qualificação em Turismo na reta final

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo

Termina nesta sexta-feira (21), o prazo para a apresentação de sugestões na consulta pública sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação para o setor realizada pelo Ministério do Turismo. Até esta segunda-feira (17), o órgão havia recebido 121 contribuições de cidadãos, gestores, acadêmicos e empresários no processo, iniciado em 03 de julho.

O objetivo é garantir a participação da sociedade na definição do documento, que vai nortear diretrizes para a formação de jovens e adultos. O texto preliminar resulta de parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e foi elaborado após a realização de pesquisas, oficinas e seminários em vários estados, que contaram com especialistas de nove instituições públicas de ensino. O documento pode ser acessado aqui.

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, lembra que a consulta tem o intuito de garantir o atendimento das necessidades de capacitação no setor. “Estamos empenhados na concepção de uma política que contemple todas as particularidades do turismo no país e proporcione ainda mais qualidade no atendimento a visitantes. Por isso, é importante que os interessados acessem o documento preliminar e façam suas sugestões”, incentiva.

Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected], da Coordenação-Geral de Qualificação Turística do MTur. As contribuições da consulta serão analisadas e compiladas por pesquisadores do projeto e, em seguida, apresentadas ao Conselho Nacional de Turismo (CNT). O documento final deve ser publicado até o fim de 2017.

Brasil + Turismo

A definição da Política Nacional de Qualificação é uma das ações do Brasil + Turismo, um pacote de medidas do governo federal, lançado em abril e voltado ao desenvolvimento do setor.

Fazem parte do plano iniciativas como a plataforma Brasil Braços Abertos, que proporciona aulas pela internet a trabalhadores como taxistas e atendentes de hotéis ou pessoas que pretendem atuar no setor turístico. Os interessados devem se cadastrar, até 30 de setembro, no endereço: brasilbracosabertos.turismo.gov.br.

Outra ação de capacitação é o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade (PQI). Em 2018, 120 estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior vão contar com bolsas para a realização de cursos de aprimoramento no Reino Unido. Eles precisam, entre outras exigências, ter obtido mais de 600 pontos no Enem e comprovar domínio de inglês.

As inscrições começam em 17 de julho, por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O cadastro deve ser feito até às 17h, hora de Brasília, de 25 de agosto.


Com informações de assessoria/Ministério do Turismo

Comentários
Mostrar botões
Esconder botões
X